16 MAI 2013
INAUGURAÇÕES
Prefeitura inaugura Centro de Assistência Social na zona Sul

O prefeito Vinícius Camarinha inaugurou na noite desta terça-feira o Cras (Centro de referência de Assistência Social) no bairro Teotônio Vilela. No total, pelo menos 5.200 famílias carentes, ou 22 mil pessoas, de 11 bairros terão atendimento: Tofolli, Azaléia, Real, Novo Mundo, Planalto, Parque dos Ipês, Jardim das Rosas, Santa Clara, Nacional, Domingos de Léo, além do próprio Teotônio Vilela.

Vinícius destacou ser uma grande conquista para a região mais populosa de Marília, visando beneficiar desde as crianças até os idosos. “O objetivo é levar apoio à população mais carentes, em diferentes áreas como trabalhista, educacional, cultural e cidadania. Fiz questão do funcionamento imediato do EJA(Educação para Jovens e Adultos) com objetivo da retomada dos estudos e também a qualificação profissional”, disse o prefeito.

Ele voltou a colocar que as prioridades no seu governo são saúde, educação e abastecimento de água. “Além do Cras, em breve a zona sul terá uma creche, em parceria com o governo do Estado, com 150 vagas, numa investimento de R$ 1,2 milhão. Isso vai proporcionar aos pais a facilidade de deixar os filhos num local de qualidade enquanto trabalham. Também estou confirmando o Centro-dia do Idoso das zonas sul e norte, com diversas atividades, além das reformas de Emeis (Escolas Municipais de educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Nossa meta, é diminuir o custo da máquina, para que haja investimento nesses setores prioritários. Estamos a menos de cinco meses no governo. Herdamos grandes desafios. Aos poucos vamos vence-los”, destacou Vinícius.

Ele confirmou também para breve o início da duplicação do trecho urbano da BR-153 (Rodovia Transbrasiliana), numa parceria governo Federal BR-Vias, sem qualquer custo para a Prefeitura. “Essa nossa conquista vai trazer mais segurança para os moradores da zona sul”, concluiu.

O secretário de Assistência Social lembrou que o Cras tem por objetivo a melhor qualidade de vida, com uma série de direitos. “Será desenvolvido o PAI (Programa de Atendimento à Família), cadastro do Bolsa Família, benefício e transferência de renda, educação de jovens e adultos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de atividades educacionais e culturais. É a prova que o prefeito Vinícius, antes de mais nada,  tem por meta o investimento no segmento humano”, disse Hélio, confirmando a meta de inaugurar pelo menos uma unidade do Cras por ano.

Durante a solenidade de inauguração, houve apresentação de dança pelas crianças e adolescente do Corpo de Baile da Secretaria de Assistência Social.

Estiveram presentes ao evento vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida, além dos secretários Emílio Moraes (Obras), Sérgio Nechar (Trabalho, Governo e Inclusão), Avelino Modelli (Serviços Urbanos), Leonardo Mascarin (Meio Ambiente), Fabiana Cruvinel (Educação), Valdemir Pimentel (Planejamento Urbano), Ivan Evangelista Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Takao Shintaku (Agricultura). O secretário da Saúde, Márcio Travaglini, foi representado pelo assessor Danilo Bigeski.

O presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi, lembrou que  Vinícius Camarinha começa a colocar em prática a prioridade, assumida em campanha,  de investimento nas pessoas. O prefeito, no seu discurso, agradeceu o apoio de Nardi e da Câmara Municipal. Além de Nardi, o Legislativo foi representado pelos vereadores Sônia Tonin, Cícero Carlos da Silva, João Paulo Silva (Choquito) e Silvio Harada.

Lideranças de moradores destacam a conquista

O presidente da Associação de M oradores do Teotônio e Parque dos Ipês, Pedro dos Santos, elogiou o prefeito Vinícius pelo investimento. “Essa região é muito carente. O Cras vai oferecer um direcionamento social, desde as crianças até a terceira idade”, destacou.

Já Amauri Gonzaga, presidente do Consul (Conselho de Moradores da Zona Sul), elogiou a disposição do prefeito Vinícius em valorizar o social. “O prefeito recebeu presidentes de associações de moradores da região sul de Marília nesta terça-feira e voltou a dizer que as prioridades serão saúde, educação e água. Estamos muito confiantes na gestão de Vinícius” destacou Amauri.

Fotos Wilson Ruiz