14 MAI 2013
“Dengue em Marília está sob controle’, diz secretário da Saúde

Ao contrário do que acontece em cidades da região,  os casos de dengue em Marília estão sob controle. Esta a afirmação do secretário municipal da Saúde de Marília, Márcio Travaglini. Segundo ele, isso se deve ao trabalho conjunto da saúde pública e d população. “Enquanto em vários municípios da região a epidemia da doença preocupa, em Marília, o balanço atualizado a cada 10 dias,  indica um quadro controlado.”, explicou.

Ontem, foram confirmados mais 11 casos em relação ao balanço anterior. Com isso o número de registros positivos, contraídos no município,  subiu para 301.

“Agora com a estiagem e as alterações da temperatura teremos uma ajuda importante da meteorologia, uma vez que a procriação do mosquito é menor”, destacou Travaglini que voltou a pedir a colaboração da população. “Não podemos relaxar. É fundamental eliminar os objetos que acumulem água, favorecendo a infestação do Aeds aegypti. Se em Marília a situação está controlada, deve-se ao trabalho conjunto da saúde pública e da população”, completou.

O tempo médio da proliferação  da doença, a partir da picada,  é de5 a6 dias. O intervalo  entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. Só depois desse período é que os sintomas aparecem.

Os casos confirmados em Marília são da dengue clássica. Os sintomas são:

febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo e  dores nos ossos e articulações.

Assessoria de imprensa