19 ABR 2013
Agricultura familiar: diretoria da associação será eleita dia 26

Realizada nesta sexta-feira no Ceasa (Central de Abastecimento) de Marília, mais uma reunião para reorganização do Programa de Agricultura Familiar. O objetivo é a integração da associação dos produtores de hortifrutis e a Prefeitura Municipal de Marília, visando  o abastecimento da merenda escolar, entidades assistenciais e hospitais.

O prefeito Vinícius Camarinha se reuniu recentemente com Fátima Caetano, diretora regional da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Vinícius quer o município participando ativamente das políticas públicas da União e do Estado com a agricultura familiar através dos programas de “Aquisição de Alimentos” e “Alimentação Escolar”.

Segundo Fátima Caetano, Marília tem um cinturão verde de produção de hortaliças e frutas muito forte para o abastecimento desses setores.  A agricultura familiar representa hoje 70% da área rural do município. “A compra pela Prefeitura obrigatoriamente tem de ocorrer junto a associação dos produtores, visando eliminar o intermediário e o prejuízo no lucro dos agricultores. O objetivo,  é fortalecer a entidade e o intercâmbio com o município. Dentro dessas políticas públicas, o produtor passa ter até R$ 40 mil/ano de rentabilidade na propriedade. Com isso, ela passa a ser um empresário rural, se fixando no campo com qualidade de vida.”, explicou Fátima.

O vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, ressaltou o potencial da agricultura familiar em Marília, lembrando que se houver essa parceria dinâmica entre os produtores e a Prefeitura todos vão ganhar. “Os agricultores estarão fortalecidos e irão comercializar a produção diretamente com o município, eliminando os intermediários. O dinheiro da comercialização ficará no município, para novos investimentos. A Prefeitura vai adquirir a produção pelo preço justo de mercado e com excelente qualidade “. Sérgio fez questão de destacar a retaguarda técnica da Cati e do Ceasa.

Estiveram também presentes representando a prefeitura os secretários da Agricultura, Takao Shintaku e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Evangelista Júnior, além de Carlos Garrosino Filho, coordenador  da Secretaria Municipal da Agricultura. Os vereadores Silvio Harada e Samuel Menezes representaram a Câmara Municipal.

A entidade que representa agricultores familiares tem como nome oficial “Associação Rural do Bairro Centro Mesquita”. O novo presidente eleito deverá ser José Aparecido Pereira, conhecido como “Maradona”. “Nas gestões anteriores, a Prefeitura não deu o apoio para a produção familiar e muitos agricultores desistiram da atividade. Outros passaram a negociar com intermediários a preços menores que os de mercado, o que significou grande prejuízo financeiro. Elogio o prefeito Vinícius pela luta visando rearticular o setor. Todos vão ganhar”, disse Pereira.

A assembleia geral para eleger a nova diretoria está marcada para o dia 26 de abril, às 6 horas, no Ceasa, rua Reverendo Crizanto César, nº 209, no Santa Antonieta. De acordo com o presidente, Elias David de Souza, o objetivo do encontro é a reforma estatutária para adequação ao novo Código Civil, para eleição da nova diretoria (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e seus respectivos suplentes) e ainda eleição do conselho fiscal e suplentes.

Elias, atualmente é o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo.

O gerente operacional do Ceasa de Marília, Odracir Capponi, elogia a integração Prefeitura, agricultores e organismos estaduais, visando o sucesso desses programas. “Isso de imediato vai estimular e fortalecer a agricultura familiar, com a eliminação dos intermediários. A zona rural estará mais forte e os hortifrutis vão apresentar mais qualidade no abastecimento da população”, concluiu Odracir.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz