18 ABR 2013
AGENDA CULTURAL
Braz Alécio será o patrono da Exposição Marília através dos seus artistas

A curadoria do Salão “Marília através dos seus Artistas” irá homenagear o artista plástico Braz Alécio na abertura da Exposição, que acontecerá na noite de sábado (20), a partir das 20h, na Galeria Municipal de Artes (Rua XV de Novembro, 367).  O evento é aberto para toda a população.

O artista plástico realizou mais de 150 exposições por todo o Brasil, levando o nome da cidade de Marília por onde passava, um dos pontos levantados pela curadoria para prestar essa homenagem, além do pintor ser uma referência para artes plástica em Marília, ele divulgava a cidade por onde passava e costurava sua história com a da cidade, misturando-se, confundindo-se as histórias. Portanto, sendo fundamental essa homenagem e valorização de um artista de renome internacional como Braz Alécio.

Apaixonado por todas as linguagens artísticas; Alécio também é poeta, tendo publicado diversos poemas e textos; e vê na arte a própria vida. Segundo Braz ele nasceu pintor e vai continuar pintor até o seu último dia de vida, pois é na arte, apesar de todas as dificuldades, que ele encontra força para continuar a levar a vida.

O artista:

Braz Alécio nasceu em Marília no dia 20 de Junho de 1929. Filho de Reinaldo Alécio e Aurora Rojo, o mariliense foi pioneiro da cidade, junto com seus nove irmãos.  Acompanhou de perto o crescimento de Marília.

O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. E foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no museu de artes plásticas.

Casou-se em 1953 com Dona Olinda e tem dois filhos, Adilson e Ruth. Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

No ano de 2005, Braz Alécio, parou de ministrar aulas, devido ao fato dele ser portador de Alzheimer, uma doença degenerativa, que tem como sintoma mais comum a perda de memória.

O artista vive da venda de suas obras que podem ser visitadas num espaço que é cedido pela Unesp, ao lado do Museu Histórico Pedagógico de Marília.  Quem se interessar em conhecer mais as obras do pintor entrar em contato pelo telefone 3433-6255.