17 ABR 2013
Primeiro dia de fiscalização gera autuação por ligações clandestinas

O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) começou ontem, um trabalho voltado à fiscalização de ligações clandestinas na cidade. Das quatro residências visitadas, em uma localizada no Jardim Altaneira foi encontrada irregularidade causada por ligações clandestinas. Segundo afirmou o diretor do Daem, Francisco Manoel Giaxa, neste caso o proprietário do imóvel foi multado em R$ 260 e tem trinta dias para regularizar a situação.

Segundo ele, cerca de mil “gatos” já foram constatados pelo Daem somente este ano. “A ligação clandestina, é crime. É furto de água. É uma situação muito grave e que onera o poder público. Não bastasse a inadimplência, o departamento administra as perdas de água ocasionadas por vazamentos e as ligações clandestinas, que comprometem a receita da autarquia que deixa de realizar obras importantes”, ressaltou. A partir da análise feita sobre as contas de água, a autarquia  vistoria casas que por ventura apresentem incompatibilidade entre o consumo e o valor cobrado.

Parque Aquático – No mesmo dia em que o Daem iniciou o trabalho de fiscalização para combater ligações clandestinas, a Secretaria Municipal de Esportes, denunciou a existência de “gatos” no Parque Aquático. Por determinação do responsável pela pasta, Gastão Pinheiro Júnior, o funcionário Francisco Carlos Sanches vistoriou o local e detectou a ligação clandestina feita por um inquilino. Por conta da irregularidade foi registrado Boletim de Ocorrência no 4º DP, para a retirada imediata do “gato” e regularização da captação de água. Segundo o secretário de Esportes, o Departamento de Água e Esgoto (Daem) irá levantar os prejuízos gerados ao município devido à irregularidade.

Pinheiro Júnior lembrou que por determinação do prefeito municipal, Vinícius Camarinha, o Parque Aquático Municipal, localizado próximo ao Distrito de Avencas, passou por melhorias, como o tratamento da água das piscinas, ação que reduziu a conta de água de R$ 80 mil/mês para R$ 3 mil/mês.

“Existia o desperdício de dois milhões de litros de água por semana, água que era retirada das piscinas e não passava por nenhum reaproveitamento, agora, dentro das ações de contenção de gastos deste governo, estamos tratando a água das piscinas e com isso economizamos. Com o descobrimento deste ‘gato’, regularizaremos uma outra situação, que certamente resultará em recursos para o município”,  revelou o secretário de Esportes.

Fotos Wilson Ruiz