17 ABR 2013
Secretaria da Saúde convoca população para “Dia D” da vacinação contra gripe

Começou no último dia 15 e vai até dia26, a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe causada pelo vírus Influenza H1N1. No dia 20, sábado, o “dia D” da mobilização nacional, será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Jardim Bandeirantes (rua Alberico Mendes Pinto, 96) a vacinação simbólica, com a presença do prefeito Vinícius Camarinha. Também vão ser promovidas atividades e apresentações culturais marcando o lançamento oficial da campanha. Neste dia, além UBSs que estarão abertas, serão disponibilizadas equipes volantes para vacinação nos supermercados Tauste Norte e Sul, Confiança, Maxxi Atacado e Wall Mart, das 8 às 17 horas.

Em Marília, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é vacinar 80% de uma população de aproximadamente 55 mil pessoas, inseridas nos seguintes grupos: pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças entre seis meses a menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer período de gestação, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde que atuem no atendimento a pessoas com gripe e pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).

O secretário da Saúde, Márcio Travaglini convoca os munícipes a procurar as UBS para tomar a vacina contra a gripe. “A vacina é uma proteção. Com ela o corpo se prepara para uma defesa prévia”, explicou.

Segundo ele, é necessário desmistificar que quando se toma a vacina contra a gripe, fica gripado. “Com a vacina, a chance de pegar o vírus HINI é menor, e se a pessoa fica gripada o agravamento é menor”, afirmou.

O vírus Influenza H1N1 é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. De fácil transmissão, dissemina-se rapidamente, principalmente nos meses mais frios do ano. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico, no entanto, existem grupos em que a gripe pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, com o desenvolvimento de complicações e até para óbito.

As complicações em decorrência da gripe são mais comuns em crianças menores de dois anos, idosos, gestantes, pessoas com história de doenças crônicas, imunodeprimidos entre outros.

Câncer bucal – Associado a Campanha Nacional contra a Gripe, as UBS, através  das equipes de saúde Bucal irão realizar exames clínicos, rápido e objetivo de prevenção de câncer de boca.

Foto: Wilson Ruiz