05 ABR 2013
Desfile cívico inova e atrai mais de 10 mil pessoas

Um palanque decorado montado na Praça Saturnino de Brito e toda uma estrutura diferenciada de isolamento entre o público e as escolas e entidades que participaram do desfile de 4 de abril deixaram claro a preocupação da Prefeitura Municipal em oferecer à comunidade um evento diferenciado, à altura de uma cidade que comemora seus 84 anos de emancipação político-administrativo.

O evento foi aberto pelas corporações do Exército Brasileiro, Polícias Militar estadual e federal e Corpo de Bombeiros. Na sequência alunos das redes municipais, estaduais e particulares tomaram a Avenida Sampaio Vidal, representando as instituições educacionais, com faixas e frases de efeito. A secretaria da Educação levou para avenida carros alegóricos representando as ações desenvolvidas pelo município através dos berçários, Emeis, Emefs, e Emefeis. “Foi um desfile para entrar para a história. Nossos alunos estavam devidamente uniformizados. Afinal, esse era um compromisso assumido por esta administração. A população pode conhecer um pouco do espírito da rede municipal da educação além dos projetos em andamento como as 11 obras retomadas e que foram amplamente divulgadas no desfile”, ressaltou a secretária da Educação, Fabiana Cruvinel.

Unidades do Sesi, Senai e Senac, grupo de tradição cultural, associações e escolas de Pompéia e Avanhandava também participaram do desfile que durante três horas prendeu a atenção das autoridades e do público presente. Ao todo cerca de 4 mil pessoas participaram da solenidade.

Encerrando o desfile, a Fanfarra Municipal, premiada dentro e fora do Estado, emocionou os presentes, com um ritmo moderno e envolvente, além do tradicional ‘Parabéns à você’.

O desfile, além de um ato cívico, serviu para administração municipal prestar contas à população de algumas ações realizadas em menos de 100 dias de gestão. Foram apresentados a frota recuperada com recursos próprios e que já está nas ruas prestando serviço à população e as viaturas do Corpo de Bombeiros adquiridas pela parceria entre a Prefeitura e governo do Estado, através da Taxa de Incêndio; demonstrando assim a transparência dos recursos aplicados.  “Ao assumirmos nos deparamos com uma frota destruída, veículos sem manutenção, há meses, verdadeiras sucatas que colocavam em risco os próprios servidores. No nosso programa de economia determinamos a recuperação dessas máquinas na oficina da Prefeitura”, comentou o Prefeito Vinícus Camarinha.

Encantado o público ressaltou a importância da festividade e as mudanças, já sentidas, a partir da organização do evento. “Sou mariliense nata e há anos não via um desfile tão bonito. O desfile foi um grande presente”, destacou a aposentada Rosa Maria da Silva.

Para a dona de casa, Simone Sândalo Borges a jovialidade da atual administração se fez presente no ato cívico. “A Prefeitura está de parabéns. Marília precisava de uma renovação. No desfile percebemos uma Marília nova. A população agradece”, disse.

“No ano passado não teve nada disso. Este ano, tivemos um desfile bonito, festivo, organizado. Com certeza Marília já começou a ganhar”, comentou auxiliar de cozinha, Márcia Cavalcanti.

Famílias inteiras lotaram a Avenida Sampaio Vidal.

No período da tarde, a Prefeitura de Marília, através da secretaria municipal da Cultura realizou, no Aeroporto, o Marília Aero Fest. O público pode acompanhar várias atividades do esporte aéreo, como demonstrações contínuas de paraquedismo, acrobacia aérea, balonismo e aviação esportiva.

Além disso, a programação contou ainda com apresentação teatro da Cia Corpus com a peça “O Clown da Terra”. Para as crianças, a atração foram os brinquedos infláveis e a distribuição de pipoca e algodão doce. Tudo gratuito.

“Realizamos um desfile de qualidade, que mostrou a grandeza da cidade, o que Marília é. Não temos a vocação de ser pequeno. Queremos oferecer o que há de melhor para a comunidade e o desfile foi uma prova disso”, concluiu o Prefeito Vinícius

Fotos: Wilson Ruiz

Leg 1089 – Participação do Exército Brasileiro durante o desfile de 4 de abril

Leg 1117 – Autoridades prestigiaram o ato cívico em palanque montado na Praça Saturnino de Brito