01 ABR 2013
Prefeitura solicita em Brasília recursos para abastecimento de água, tratamento de esgoto e investimentos

A audiência do prefeito municipal Vinícius Camarinha com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann acontece na manhã desta quinta-feira (02). De acordo com o chefe do Executivo mariliense, na pauta, diversos pedidos para investimentos e obras na cidade, como solicitação de recursos para aumentar a oferta de água em Marília, com a perfuração de poços, substituição da rede, construção de novos e maiores reservatórios em áreas estratégicas para o abastecimento local e assim enfrentar a falta d’água na cidade e dar uma solução definitiva para o antigo problema.

“Vamos buscar o apoio da presidenta Dilma Rousseff, através da ministra Gleisi Hoffmann para solucionar definitivamente o déficit de água, o recurso pleiteado chega a R$ 64 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), além disso, vamos dar andamento à obra do tratamento e afastamento do esgoto, a primeira parte burocrática conseguimos desenrolar e ainda em abril, deveremos assinar a ordem de serviço para dar início a esta grande obra, que significará qualidade de vida, preservação dos nossos rios e nascentes”, disse o prefeito.

Segunda etapa – Com o início da obra previsto ainda para o mês de abril, o prefeito vai aproveitar a audiência de hoje para solicitar R$ 62 milhões para a segunda fase, já que o recurso existente  não será suficiente para a conclusão.

“São obras estruturantes, fundamentais para o desenvolvimento da cidade, água e esgoto, mas os pedidos não param por aqui, vamos solicitar verbas para áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura. Estamos colocando a casa em ordem, mas precisamos de parcerias para realizar, por exemplo, recape asfáltico em toda a cidade. Segundo estimativas, herdamos mais de 100 mil buracos e que são agravados com a chuva. São problemas que não resolveremos do dia para a noite, mas o trabalho está na rua e a população sabe das dificuldades encontradas na Prefeitura de Marília, dívidas que ultrapassam os R$ 230 milhões”.

Apoio federal e estadual – O prefeito Vinícius destacou que já apresentou dezenas de pedidos junto ao governo estadual, como por exemplo, para a recuperação dos poliesportivos. “Recebemos o secretário estadual de Esporte e Lazer José Auricchio Júnior e o levamos em cada poliesportivo até então abandonado, pleiteamos recursos e estamos aguardando, assim como para a reforma completa do Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, um ofício da nossa administração, solicitando R$ 2 milhões, foi entregue diretamente ao governador Geraldo Alckmin, essa é uma obra prioritária, afinal, o teatro está em situação crítica há mais de quatro anos. Solicitei ao governador a conclusão da obra, mas vou também à presidenta Dilma pedir recurso para nosso teatro”.

O prefeito revelou também que deverá encaminhar pedido para a conclusão da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte e que para isso deverão ser investidos aproximadamente R$ 3 milhões. “São inúmeros pleitos e para várias áreas, será uma reunião importante de trabalho e que aproveitaremos para expor as necessidades de Marília. É uma grande alternativa que temos para recolocarmos Marília na rota do desenvolvimento tão esperado por toda a população, tendo em vista que o orçamento deficitário não nos permite realizar obras”.

O prefeito Vinícius revelou que estará nos compromissos em Brasília ao lado do deputado federal, Abelardo Camarinha. “O deputado é parceiro fundamental e com ele visitaremos outros deputados solicitando investimentos para Marília, uma cidade que já vive uma nova realidade, que está sendo passada a limpo, tendo sua credibilidade recuperada. Estamos honrando nossos compromissos, regularizando o Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília), estamos reparcelando a dívida de R$ 78 milhões e pagando em dia parceiros importantes como Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Espírita, Hospital São Francisco, entre outros”, concluiu o prefeito Vinícius.

Foto: Wilson Ruiz