25 FEV 2013
Prefeitura reúne agentes comunitários de saúde

“Os agentes comunitários de saúde são fundamentais na medicina preventiva, visando evitar o adoecimento da população. Além de benéfica para os marilienses, a ação preventiva reduz os custos da saúde municipal”. Esse foi o comentário do prefeito Vinícius Camarinha em reunião de trabalho com os agentes comunitários de saúde, no anfiteatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, na tarde desta quinta-feira.

Por cerca de uma hora o prefeito comandou o encontro, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini e do presidente do Sindicato regional dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate a Endemias, Irineu Gomes dos Santos. Ele lembrou ainda que o município tem cerca de 280 agentes comunitários de saúde atuando de forma fundamental no setor. “Temos o maior respeito por essa categoria. O governo anterior deixou de pagar o incentivo salarial repassado pelo governo federalem dezembro. Commuito esforço, já colocamos a situaçãoem ordem. Alémde cumprir com a nossa obrigação, é uma forma de incentivo à categoria no desenvolvimento de suas atividades dentro do planejamento traçado”, completou o prefeito.

Vinícius voltou a destacar que está há um mês e meio no governo e que a herança da gestão passada foi muito difícil, com dificuldades desde a situação financeira, passando pela infraestrutura sucateada e chegando a compromissos não cumpridos com servidores municipais. “Aos poucos, dia após dia, estamos saneando a difícil realidade da Prefeitura de Marília”, completou o prefeito.

O secretário da Saúde, Márcio Travaglini lembrou que essa foi mais uma reunião de trabalho com os servidores do setor. “Já nos reunimos com os enfermeiros e supervisores e agora chegou a vez dos agentes comunitários. Colocamos a todos os presentes o que pretende o prefeito Vinícius e ao mesmo tempo resgatar o valor dessa importante categoria. Eles são fundamentais em programas preventivos, como da hipertensão, diabetes, gravidez saudável e 3ª idade. É a orientação preventiva. No momento, os agentes vem desenvolvendo um trabalho excelente contra o mosquito da dengue. Nada melhor que ouvirmos as sugestões dos próprios agentes, que estão diariamente desenvolvendo essas atividades. Por isso, o prefeito quer valorizar cada vez mais esse trabalho. Queremos com isso, uma aproximação maior dos agentes  com a comunidade. É preciso que haja também o reconhecimento pela população”, completou o secretário.

Ele lembrou que atualmente Marília possui 284 agentes, sendo necessários mais 125 visando atender a demanda de acordo com o numero de habitantes. “O que nós precisamos é uma ação mais organizada, para a obtenção de melhores resultados. O pessoal é dedicado, queremos apenas melhorar a política de ação dos agentes, visando uma aproximação permanente com a população”, destacou ainda Travaglini.

Por fim, o presidente do sindicato, Irineu Gomes dos Santos, elogiou a iniciativa do prefeito Vinícius de valorizar os agentes. “Nos últimos anos, a prefeitura de Marília não incentivou essa classe e o reflexo foi imediato na saúde da população. O incentivo municipal é fundamental para melhorar a atuação. Só pelo fato de se reunir com os agentes, ouvindo-os, observamos uma nova motivação profissional. Antigamente, sem a ação preventiva, o sistema de saúde permanecia sobrecarregado. Isso elevava demais os custos”, concluiu Irineu.