18 FEV 2013
Prefeitura testa máquina de triturar galhos

A Prefeitura Municipal de Marília colocou em operação uma máquina de triturar galhos depois da poda de árvores na área urbana. “É dada uma melhor destinação ao material proveniente da poda, como por exemplo a reutilização no composto orgânico. Além disso, há uma diminuição do custo no transporte do material”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos,  Avelino dos Santos Modelli.

Ele informou que por enquanto a máquina está alugada pela Prefeitura, mas a meta do prefeito Vinícius Camarinha é a compra do equipamento, com auxílio do governo estadual ou federal.

A poda de árvores é competência da secretaria do Meio Ambiente. Segundo o secretário, Leonardo Sanches Mascarin cerca de 30 homens estão fazendo o serviço pela cidade, cumprindo-se um cronograma. “Já fizemos o trabalho em escolas, unidades de saúde e praças, e agora estamos realizando um mutirão bairro a bairro. São muitas solicitações para poda e o trabalho é executado depois de uma análise de cada situação”, afirmou.

Leonardo Mascarin explicou que a trituração dos galhos é muito importante porque é dada a destinação adequada a um custo de transporte muito menor. “O material pode ser utilizado em adubo orgânico ou com a serragem em fornos, para a geração de energia”, finalizou.

Os dois secretários destacaram a agilidade no trabalho entre as secretarias. A do Meio Ambiente faz a poda, cabendo a de Serviços Urbanos completar com a destinação ao material.