08 JAN 2013
Levantamento de dívida milionária da administração é apresentado ao secretariado

Mesmo com o ponto facultativo, o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha chegou às 07 horas na prefeitura para iniciar seu trabalho. Empossado nesta terça-feira, após festa popular no Paço Municipal, Vinícius iniciou um diagnóstico da administração.

O primeiro dia da nova administração foi marcado por uma reunião do prefeito com o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho e com os secretários municipais.

“Temos pressa em colocar em prática nosso PERC (Plano Emergencial de Recuperação da Cidade), com as ações de atenção à população, na assistência básica, como abastecimento de água, obras de infraestrutura e melhor atendimento nos postos de saúde. São serviços urgentes e a população não pode mais sofrer com a falta d’água, buracos nas ruas e a falta de remédios e médicos, por exemplo”, disse o prefeito.

O mandatário informou aos secretários o resultado de um encontro com a equipe financeira da prefeitura, que ratificou o montante da dívida pública. “Infelizmente foi confirmada a crise financeira por qual passa a prefeitura e os valores são gigantescos, quase R$ 200 milhões, sendo: R$ 95 milhões em dívida liquida, R$ 100 milhões em precatórios, com um déficit mensal de R$ 7 milhões e tomaremos ações drásticas, duras, de enxugamento total da máquina e assim podermos honrar a folha de pagamento e outros compromissos prioritários, como o bom atendimento à população. Vamos reavaliar cada contrato e até pedirmos descontos para colocar a casa em ordem, tudo com muita responsabilidade”.

Os secretários tomaram ciência do levantamento financeiro da prefeitura e deverão realizar nos próximos dias, a pedido do prefeito, uma auditoria em cada pasta.

“Nossa intenção é realizar um diagnóstico completo do que acontecia e da realidade da prefeitura de Marília. Nesta quarta-feira, recebemos também uma boa notícia o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar que impetramos para liberar parte do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que estava bloqueado, colocando em risco até o pagamento dos nossos servidores”, disse o prefeito.

Segundo a procuradora do município, Mônica Regina da Silva, o FPM estava bloqueado no processo movido contra a prefeitura para pagamento de precatórios, 80% do repasse do fundo estavam bloqueados.

“Com a liminar, houve a troca da parcela bloqueada, conseguimos liberar 80% do FPM e os outros 20% ficaram retidos, a prefeitura terá ainda 60 dias para apresentar um plano para o pagamento dos precatórios que chegam a R$ 13 milhões”, revelou a advogada Mônica Silva.

Nesta quarta-feira, Vinícius também revelou novos nomes que irão compor sua administração e o secretariado anunciado esta assim:

Secretaria da Administração: José Roberto Marques de Castro, Educador e Pró- Reitor de Graduação da Universidade de Marília.

Secretaria da Saúde: Márcio Travaglini Carvalho Pereira, Médico, pós-graduadoem Gestão Estratégicade Hospitais e em Gestão de Clínicas em Redes de Atenção à Saúde.

Secretaria da Educação: Fabiana Rodrigues Cruvinel, Diretora de escola, com Doutorado em Educação.

Secretaria da Fazenda: Levi Gomes de Oliveira, Economista e advogado.

Secretaria da Assistência Social: Hélio Benetti, formado em marketing, bacharel em Direito, diretor regional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Secretaria de Obras Públicas: Antônio Emílio Carlos Cardoso de Moraes, Engenheiro Civil, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Secretaria de Governo, Trabalho e Inclusão: Sérgio Antônio Nechar, Médico oncologista, pós-graduadoem Gestão Empresariale ex-deputado federal.

Secretaria de Planejamento Urbano: Valdemir Pimentel, Arquiteto.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Takao Shintaku, Engenheiro agrônomo com Mestrado e Doutorado no Japão.

Secretaria de Esportes e Lazer: Gastão Lúcio Rodrigues Pinheiro Júnior, ex-atleta e com registro profissional no Conselho Regional de Educação Física.

Secretaria de Serviços Urbanos: Avelino dos Santos Modelli, Engenheiro eletricista

Secretaria do Meio Ambiente: Leonardo Sanches Mascarin, Engenheiro agrônomo, com mestrado e pós-graduação em meio ambiente.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Ivan Evangelista Júnior, Gestor de Negócios, pós-graduado em Marketing e Negócios Estratégicos.

Fundo Social de Solidariedade: Paula Almeida, Assistente social e terapeuta familiar.

Chefe de Gabinete: Hugo Antônio de Oliveira Claro

Autarquia:

Emdurb: Cleber Pinha Alonso, Delegado de Polícia, pós-graduadoem Direito Civile Processual Civil.