02 OUT 2019
Dia do Idoso é comemorado no Centro Dia Irmã Dilma na zona sul

Café da manhã especial reuniu 60 idosos que frequentam diariamente o serviço

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), promoveu nesta terça-feira (1º de outubro), um café da manhã especial de comemoração ao Dia do Idoso, com a participação das unidades de Centros Dia da zona norte (Anadir Hila) e da zona sul (Irmã Dilma).

O Centro Dia tem por objetivo atender o idoso que está em situação de vulnerabilidade e, para isso, conta com uma equipe especializada, formada por coordenador, cuidadores sociais, técnico de enfermagem, atendente de escola e serviços gerais; além da colaboração de um educador físico.

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1º de outubro, sendo que participaram 50 idosos do Centro Dia Irmã Dilma e 10 idosos do Centro Dia Anadir Hila.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, o dia 1º de outubro é uma data muito mais que especial, “também conhecido como Dia Internacional do Idoso, sendo que o principal objetivo desta data, além de homenagear as pessoas de mais idade, é incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas”.

A coordenadora Isabela Gomes, do Centro Dia Irmã Dilma, destacou a importância dessa comemoração. “É um prazer para minha equipe proporcionar este momento especial para nossos idosos, pois o objetivo é a integração e a participação. É um privilégio poder cuidar com tanto carinho desses momentos de convivência e trocas de experiência no nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

A atendente de escola, Nelci Benedita Pinheiro, afirma que em primeiro lugar é trabalhar com amor no que faz. “Estou há 25 anos na Prefeitura de Marília e aqui no Centro Dia há três anos, sendo muito gratificante trabalhar com os idosos, oferecendo a eles um alimento de qualidade, fazendo com muito carinho e dedicação”.

Foi comemorado também o aniversário da idosa e ganhadora do Miss Primavera, ocorrido no último dia 27 de setembro, a senhora Iracema Destro Pacífico, de 82 anos. “Aqui pra mim é minha segunda casa, fico triste em não abrir aos finais de semana, pois tenho prazer em acordar e vir pra cá, a equipe deste Centro Dia é nota mil, tenho-os como filhos meu”.

Estiveram presentes no café da manhã especial do dia do Idoso no Centro Dia Irmã Dilma, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; a assessora do Social, Maria Angélica Monici; e o Assessor de Assuntos Estratégicos da SADS, José Carlos Firme, que representou a secretária Wania Lombardi.

Regina Alonso afirmou que “envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”.

SERVIÇOS

Marília conta com três unidades de Centro Dia – um na região central, que é o Centro Dia Anos Dourados, situado na avenida Brasil, 518; Centro Dia Anadir Hila, que fica na rua Urias Avelino de Moraes, 909, no bairro César Almeida (zona norte); e o Centro Dia Irmã Dilma Lopes Coutinho, localizado na avenida Durval de Menezes, 325, no bairro Nova Marília (zona sul). Cada unidade tem capacidade para fazer 50 atendimentos.

02/10/2019
Dia do Idoso é comemorado no Centro Dia Irmã na zona sul