02 OUT 2019
PARCERIAS
Prefeito, Legislativo e Comando da PM entregam novo ´Espaço Equoterapia´

Programa criado há 18 anos já atendeu 380 pessoas, favorecendo reabilitação; Prefeitura investiu R$ 150 mil para construção de novas salas e banheiros adaptados

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado de autoridades do Poder Legislativo e de comandantes da Polícia Militar, entregou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 02 de outubro, as obras de ampliação e adequação física do Espaço Equoterapia “2º Tenente PM Luiz Antônio Garé”. Por meio de convênio com o Estado, o município foi o responsável pelas melhorias do local que recebe importante projeto social, com impacto na saúde.

O novo espaço, em área reservada do próprio quartel, representa a consolidação de um sonho da corporação, que utiliza parte da estrutura existente da Cavalaria para desenvolver a iniciativa. Em 2019, o projeto comemora 18 anos e 380 atendidos.

A Prefeitura construiu duas salas, sendo uma para atendimento terapêutico e outra para guardar material de montaria e acessórios usados nas sessões. O projeto incluiu ainda banheiros com acessibilidade e um muro que separa a local da equoterapia de outras instalações do quartel.

Participaram da solenidade, acompanhando o prefeito Daniel Alonso, secretários municipais de diversas pastas e servidores. O Legislativo foi representado pelo presidente, Marcos Rezende e os vereadores Professora Daniela, Maurício Roberto, Wilson Damasceno e José Carlos Albuquerque, autor da indicação que gerou a parceria.

As autoridades civis foram acolhidas pelo comandante do 9º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Tenente Coronel PM Mário Sérgio Nonato, que na oportunidade recebeu em Marília o Comandante do CPI-4 (Bauru), Coronel PM Robson Douglas de Souza.

Também acompanhou a solenidade, entre as autoridades militares, o coronel PM Adilson Luís Franco Nassaro CPI-8 (Presidente Prudente), o superintendente da Cruz Azul, Coronel PM Dimitrios Fyskatoris e o ex-comandante do 9º BPM-I Coronel PM José Guerra Júnior.

Dia de festa no quartel, trouxe ainda o Coronel PM Yvens Martini Catalano, filho do Coronel PM Irahy Vieira Catalano, primeiro comandante, na época da criação do 9º BPM-I em Marília. O homenageado Tenente PM Garé, ao lado de sua família, também falou aos presentes e emocionou-se ao relatar a história da equoterapia.

Participaram ainda autoridades do Judiciário e do setor de ensino superior em Marília, alunos do Colégio PM Marília – Cruz Azul de São Paulo, líderes comunitários e representantes de outros setores da população.

PASSOS PARA A VIDA

Um dos momentos de maior emoção do evento foi durante uma demonstração de equoterapia, com um praticante (forma como são chamadas as pessoas atendidas), duas terapeutas e um policial militar da Cavalaria.

Com música, muita alegria e demonstração de grande evolução, o menino Luiz Henrique Cordeiro Machado Borges, de 8 anos, fez a demonstração com a fisioterapeuta Erica (Secretaria Municipal da Saúde) e a psicóloga Tânia (Secretaria Municipal da Administração – Serviço de Saúde do Trabalhador) e um policial integrante da Cavalaria.

Ambas as profissionais de Saúde são cedidas pela Prefeitura, todas as sextas-feiras, para atuarem como terapeutas no projeto da equoterapia.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do 9º BPM-I, do programa Espaço Equoterapia e da realização da obra. “Nossa gratidão à Polícia Militar de Marília, porque vivemos em uma cidade com um nível elevado de segurança, diante de um cenário bastante desfavorável em nosso país”, disse Daniel.

Ele lembrou que a cidade está entre as mais seguras do Estado. “Marília conta com a credibilidade e dedicação do 9º Batalhão e isso nos enche de orgulho, mais ainda porque esse batalhão demostra a sensibilidade de realizar um projeto como esse”, disse Daniel.

COMO FUNCIONA

O Programa de Equoterapia, que funciona dentro do próprio quartel, tem a participação de policiais voluntários. O atendimento gratuito é realizado semanalmente e o período de terapia dura dez meses.

O contato com os valores e o momento reproduzido em cada sessão terapêutica mostra em diferentes estudos situações de conforto, relaxamento, alongamento para os pacientes. Em média são atendidos 24 pacientes por ano.

Atualmente existem pelo menos 60 famílias aguardando o retorno das atividades, o que deve acontecer logo após a reestruturação do serviço. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (14) 3417-1555 (ramal da Cavalaria).

02/10/2019
Prefeitura, Legislativo e Comando da PM entregam novo 'Espaço Equoterapia'