04 OUT 2019
SAÚDE
Começa segunda-feira: Saúde convoca população para Campanha Nacional contra o Sarampo

Público-alvo são crianças e adultos. Serão duas etapas, com dois sábados de unidades de saúde abertas à população

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reiterou nesta sexta-feira (04) a convocação para a campanha contra o Sarampo, que começa na próxima segunda-feira (07) em toda rede de saúde, inclusive com duas datas de abertura das unidades ao sábado (Dia D).

Serão duas etapas, a primeira focada nas crianças e a segunda nos adultos jovens. O objetivo é ampliar a segurança da população contra a doença, no esforço nacional para erradicar o sarampo novamente do país.

A rede de Marília é formada por 12 UBSs (Unidade Básica de Saúde) e 37 equipes ESF (Estratégia Saúde da Família), garantindo à população mais de 45 locais (postos) de atendimento em todas as regiões e nos distritos.

O atendimento é das 07h às 17h, sendo recomendado, para vacina, que a população procure o serviço das 08h às 16h30. É fundamental levar a caderneta de vacinação. Os endereços das unidades podem ser conferidos no link simplificado https://bit.ly/2NPOzsH

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pela Sala Central de Vacina de Marília, explica que todo ano, nessa época, é feita campanha nacional. Devido ao surto da doença, ao invés da tradicional Campanha de Atualização da Caderneta, que normalmente acontece, será realizada uma campanha com destaque contra o Sarampo.

“Podemos dizer que é uma ‘intensificação’ do trabalho de rotina, com objetivo de aumentar a cobertura, mas não vamos deixar de fazer as atualizações das outras vacinas”, disse a enfermeira.

ETAPAS

A primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro, com ‘Dia D’ em 19 de outubro, que será um sábado. O alvo serão crianças que já completaram seis meses e têm menos de cinco anos de idade. Essa vacina será feita mediante verificação da caderneta de vacina.

A etapa seguinte da campanha será entre os dias 18 e 30 de novembro, com “Dia D” em 30 de novembro, também um sábado. Porém, o alvo, nesta fase, serão os adultos que têm entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não receberam as duas doses necessárias. A vacina será aplicada mediante verificação da caderneta.

CASOS DE SARAMPO

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, indica que a cidade registrou, em 2019, a confirmação de 13 casos de sarampo, sendo 10 autóctones (contraídos no município) e três importados de outras localidades.

Já foram investigados e descartados 34 casos. Outros 56 ainda aguaram resultado de exame no Instituto Adolfo Lutz.