11 OUT 2019
Saúde participa de caminhada para marcar o combate à obesidade infantil

Data nacional é celebrada hoje, dia 11; para atendimento a crianças e adolescentes, município conta com o Caoim, mantido pela Prefeitura em parceria com a Gota de Leite

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa no próximo dia 20 (domingo) de uma caminhada para marcar a luta contra a obesidade infantil. A data nacional é celebrada nesta sexta-feira, dia 11. A iniciativa, que reúne vários parceiros, é da Liga de Endocrinologia e Metabologia da Unimar – Universidade de Marília.

Caminhada começa às 09h, com concentração na avenida das Esmeraldas, em frente à Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), convocada por estudantes e profissionais de saúde. A população em geral pode participar. Basta comparecer.

A finalidade da campanha é divulgar a importância do controle da obesidade e realizar o chamado “rastreio” na população, identificando pessoas que necessitam de atendimento, para redução de riscos nutricionais, excesso de peso e agravos à saúde.

A iniciativa envolve, além da Liga de Endócrino, equipes de Nutrição e de Educação Física da Unimar, Liga Acadêmica de Pediatria da Instituição, Projeto Cuidar é Viver do Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) da Unimar e Caoim (Centro de Atenção à Obesidade Infantil de Marília).

NÃO É FÁCIL, MAS É POSSÍVEL

A enfermeira Fernanda Bigio Cavalhieri, responsável pela área de atenção à Saúde da Criança, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, explica que o município oferece, por meio de diferentes serviços de saúde, uma rede eficiente para tratar a obesidade infantil.

Um dos principais instrumentos é o Caoim, que funciona na avenida nove de Julho – perto da UBS Cascata. O serviço é porta aberta ao SUS (Sistema Único de Saúde) e é mantido por meio da parceria entre a Prefeitura de Marília e Maternidade Gota de Leite.

Para ser atendido, basta procurar a unidade. O acesso também acontece por indicação da rede básica de saúde e consultórios particulares (mas não é exigido nenhum encaminhamento formal).

O tratamento dura pelo menos um semestre, não podendo ser interrompido, e envolve também a família. No Caoim existem profissionais de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social e educação física. A equipe avalia todos os aspectos do paciente.

“É muito importante uma avaliação da criança, para verificarmos se há uma condição de sobrepeso ou obesidade. A solução não é simples, porque passa por mudanças de hábitos e envolve toda a família, mas temos profissionais capacitados para ajudar”, disse Fernanda.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua Nove de Julho, nº 395. O atendimento é das 07h às 17h.