11 NOV 2019
EDUCAÇÃO
Chefe do Executivo participa da Feira dos Jovens Empreendedores na Emef Profª. Nicácia Garcia Gil

O prefeito Daniel Alonso participou no último sábado (9) pela manhã, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof° Nicácia Garcia Gil, que fica na rua José Clemente Ribeiro, 280, no Jardim Marajó, zona sul da cidade, da Feira dos Jovens Empreendedores.

O evento é realizado há três anos pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Sebrae, nas escolas municipais de ensino fundamental de tempo integral.

O chefe do Executivo, acompanhado pelo secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, foi recepcionado pela diretora da escola, Ana Paula Lopes Galante, e conheceu o trabalho realizado pelos alunos.

“Desde o início da nossa gestão, os professores foram capacitados e treinados para ensinar empreendedorismo aos nossos alunos da rede municipal. E o resultado na prática é que nossas crianças realizam anualmente esta feira nas escolas de período integral. Parabenizo a todos os alunos, professores e pais, que participam ativamente dessas feiras”, afirmou Daniel Alonso.

Para que o projeto aconteça, no início de cada ano, há assinatura de convênio entre a Prefeitura de Marília e o Sebrae.

Logo em seguida, os docentes realizam uma formação online, seguida de uma capacitação presencial realizada pela Analista de Negócios Natali Conrado Jorge, que contempla todos os professores que aplicarão a metodologia, bem como os coordenadores pedagógicos dessas escolas e a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação.

Os primeiros anos trabalham o tema “O mundo das ervas aromáticas”; os segundos anos investem nos “Temperos Naturais”; os terceiros anos confeccionam “Brinquedos Ecológicos”; os quartos montam “Locadora de produtos” e os quintos anos realizam o trabalho com “Sabores e Cores”.

A apostila dos alunos (impressa) é cedida pelo Sebrae e os materiais para realização das Oficinas são oferecidos pela Prefeitura.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) visa fomentar a cultura empreendedora, procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social), incentivando que o sujeito busque o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Neste ano a primeira Feira dos Jovens Empreendedores foi realizada na Emef Paulo Réglus Neves Freire no dia 19 de outubro. Já no mês de novembro a feira já aconteceu na Emef Amaury Pacheco na última sexta-feira, dia 8; no sábado, dia 9, além da Nicácia Garcia Gil, o evento foi realizado também nas escolas Cecília Alves Guelpa e Célio Corradi. E no dia 29 acontecerá na Emef Prof. Nelson Gabaldi, na zona oeste da cidade.

O material confeccionado pelos alunos é vendido à comunidade. O lucro da Feira é utilizado pelos próprios discentes, os quais se reúnem e decidem como investirão. Nos últimos anos já foi adquirido máquinas de algodão doce, pula-pula, entre outros; bem como tardes deliciosas com sorvetes e guloseimas.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

11/11/2019