29 OUT 2019
Em tempo recorde, prefeitura inicia e conclui construção da USF Palmital

Obra começou em abril do ano passado e em apenas 18 meses já está em funcionamento pleno; com a conquista, Prefeitura devolve prédio alugado e improvisado

O prefeito Daniel Alonso entrega na manhã desta quarta-feira, dia 30, em solenidade marcada para às 09h30, as novas instalações da USF – Unidade Saúde da Família – “Dra. Cristiane Marques Camargo Garcia, localizada no bairro Palmital”. A unidade é referência para 3,5 mil pessoas que moram nas imediações.

Com a conquista, a Prefeitura para de pagar aluguel em imóvel que estava improvisado há anos, na Rua Bartolomeu Lopes Vilharrubia. O novo espaço é amplo e conta com os recursos necessários para maior conforto e segurança aos pacientes e servidores.

Com obra contratada pela Prefeitura e fiscalizada pelas secretarias municipais de Saúde e de Obras Públicas, o moderno prédio tem vários consultórios (médico, odontológico e de enfermagem); sala de inalação, de vacina, de observação e de acolhimento; ampla recepção e sala de procedimentos, entre outros espaços.

O prefeito Daniel Alonso destacou a conquista. “Trabalhamos com responsabilidade, junto com os servidores, focados nas necessidades da população e encarando as dificuldades com coragem. Saúde é coisa séria e não pode esperar”, disse.

TEMPO RECORDE

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá agradeceu ao prefeito Daniel Alonso pelo apoio incondicional, para que a obra fosse feita. “Em menos de 18 meses, do início da construção até agora, tiramos essa USF do papel. Já estamos já atendendo na nova sede, com os recursos que a população precisa. Considerando todos os desafios das obras públicas, isso é tempo recorde”, disse Mustafá.

NOVE UNIDADES

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Marília construiu e inaugurou quatro novas unidades de saúde, incluindo a USF Palmital. Todas estavam instaladas em prédios alugados, com pouco espaço e condições inadequadas de trabalho.

Com exceção da obra a ser inaugurada nesta quarta (feita sem interrupções nesta gestão), as USFs Santa Paula/Marajó, Liliana Gonzaga e América IV – concluídas e inauguradas – estavam em estado de abandono e tiveram obras iniciadas em 2016 ou anteriormente.

As quatro novas unidades do Programa Estratégia Saúde da Família já entregues se somam a duas UBSs reformadas por determinação do prefeito Daniel Alonso (Santa Antonieta e São Miguel), além da UBS Cascata, que está de endereço novo, em prédio amplo e adequado.

No total, são melhorias em dez unidades de saúde. A próximas a serem inauguradas são as USFs Vida Nova Maracá (parceria Prefeitura Pacaembu) e Maracá “Dr. Roberto Mizobuchi”, que terá estrutura de três equipes e será uma das maiores da zona norte.

HOMENAGEM

A nova USF Palmital, que será entregue à população oficialmente nesta quarta-feira, funciona na rua Hernani Frangipani, 205 (próximo ao Lavínia), e homenageia a memória da cirurgiã dentista Cristiane Marques Camargo Garcia.

Formada pela Unimar em 1986 e aprovada em concurso público da Prefeitura de Marília em 1990, a dentista integrou o quadro de servidores durante quase 30 anos. Destacou-se, principalmente no Programa de Prevenção e Saúde Bucal, executado nas escolas da rede municipal.

Atuou ainda no Banco de Leite Humano de Marília e era uma entusiasta das ações com as crianças, levando Educação em Saúde às escolas, centros comunitários, unidades de atenção social e outros espaços de convivência.

Faleceu precocemente em junho desse ano, em decorrência de um câncer. A homenagem, tendo a dentista como patrona da USF Palmital, foi proposta pela vereadora professora Daniela e recebida com emoção pelos servidores da saúde.

Fotos: Mauro Abreu