25 OUT 2019
SAÚDE
Secretário da Saúde visita carreta de mamografia e HC agradece logística e ajuda da Prefeitura

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá e o Assessor Especial de Governo Alysson Alex Souza e Silva visitaram na manhã desta sexta-feira, dia 25, a Carreta da Mamografia instalada dentro do HC (Hospital das Clínicas) de Marília.

A superintendente do HC Paloma Aparecida Libanio Nunes recepcionou a comitiva e agradeceu a ajuda da Prefeitura de Marília em toda a logística para a instalação da carreta nas dependências do HC.

A carreta da mamografia vai atender até o próximo dia 31 e realiza exames em mulheres com mais de 50 anos, as mais jovens com idade entre 35 a 49 anos, também serão atendidas, mas nesses casos é obrigatório levar o pedido médico, que pode ser emitido tanto pela rede pública quanto por médicos particulares.

“Nós agradecemos muito o município porque essa carreta não vai atender somente os pacientes de Marília e sim de toda a região. Foi o município de Marília que deu o apoio para a carreta estar vindo aqui para o HC e poder atender todas essas mulheres”, disse a superintendente do HC, Paloma Aparecida Libanio Nunes. Segundo ela, foram realizados estudos pelo Governo do Estado e o melhor local para atender toda a demanda foi o Hospital das Clínicas.

A iniciativa da Carreta da Mamografia é Secretaria Estadual de Saúde depois do intermédio do Prefeito Daniel Alonso e da própria direção do HC. Ela tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem os procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

“Nós demos todo o apoio e incentivo para que a carreta viesse para Marília e fosse instalada dentro do HC. Agradecermos a recepção da Dra. Paloma bem como de toda a direção do Complexo através do Dr. Valdeir. Essa é mais uma conquista importante do governo do Prefeito Daniel Alonso”, disse o Assessor Especial de Governo, Alysson Alex Souza e Silva.

A expectativa nesses dez dias de atendimento, segundo a superintendente do HC, é realizar cerca de 500 exames. O exame ajuda a diagnosticar o câncer de mama, doença que é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil.

“A mamografia é um exame que realmente dá essa noção do câncer antes mesmo dele aumentar, de ficar em um tamanho que é mais difícil tratar. Agradecemos o prefeito Daniel Alonso e o Governo do Estado por essa conquista para Marília”, disse Ricardo Mustafá, secretário da Saúde.

O resultado do procedimento sai em até 48 horas após a realização do exame. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço de Secretaria Estadual que emite laudos à distância na capital paulista.

Os atendimentos vão ser realizados de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. Para todos os casos, as mulheres devem apresentar o RG e o cartão do SUS.

Carreta da mamografia

Quando: de 22 a 31 de outubro

Horário: se segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados

Onde: estacionamento do Hospital das Clínicas de Marília (rua Orlando Righetti, nº 269)