27 NOV 2019
EMDURB
Com foco nos pedestres, Prefeitura e Emdurb implantam semáforos na avenida Durval de Menezes

No principal corredor da zona norte, conjunto semafórico visa travessia em frente à Dori; já na região sul, melhoria é no cruzamento com a avenida Francisco da Costa Pimentel

A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), está concluindo a instalação de dois novos conjuntos semafóricos, visando à segurança de pedestres e fluidez no trânsito. Os dispositivos vão ser colocados em duas das principais avenidas da cidade nas regiões norte e sul.

Um dos semáforos é exclusivo para pedestres e será instalado na avenida República, próximo à fábrica da Dori e do cruzamento com a rua Bellini Marconato. O local, que já conta com a devida faixa, é uma importante travessia muito utilizada por trabalhadores.

O dispositivo possuirá botão de acionamento, o que garantirá maior fluidez no trânsito e uso de acordo com as necessidades dos pedestres, sem interrupções desnecessárias.

Até 2016 a cidade só tinha três semáforos para pedestres em cruzamentos (apenas no centro). Agora já são dez conjuntos semafóricos com esse recurso, incluindo os bairros Nova Marília (zona sul) e Santa Antonieta (zona norte).

ZONA SUL

O outro conjunto semafórico instalado organizou o cruzamento entre as avenidas Durval de Menezes e Francisco da Costa Pimentel. O local também concentra grande fluxo de pedestres, em sua maioria moradores do Nova Marília, Planalto, CDHU, Santa Clara, entre outros bairros residenciais.

O prefeito Daniel Alonso destacou que os investimentos são feitos “pensando nas pessoas”. A cidade do futuro terá que aliar a agilidade e tecnologia dos motores ao compromisso com o cidadão que deseja ou precisa se locomover sem carro.

“Um trânsito não é bom se as pessoas não conseguem atravessar uma avenida, se atravessam com medo, correndo. Por isso estamos ampliando o número de semáforos, mas de maneira estratégica, com dispositivos inteligentes, conectado por GPS e que dão autonomia para o pedestre e agilidade para os motoristas”, disse o chefe do Executivo.

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destaca que o investimento já produziu muitos resultados. Em três anos Marília reduziu em 64% o número de mortes em acidente de trânsito. O número caiu de 28 em 2015 para dez vítimas no ano passado.

“Tivemos uma queda drástica no número de acidentes com mortes no perímetro urbano, onde o município tem jurisdição (exceto rodovias, estadual e federal). A vida é algo que não preço”, destacou o presidente.

NOVIDADE

A sincronização por sinal de GPS é uma inovação no sistema viário de Marília. “É uma tecnologia que veio para ficar. Agora só instalamos com esse recurso sempre que há a necessidade de sincronização”, disse Valdeci.

Ele também informou que a empresa está atualizando os cruzamentos já semaforizados, que usam tecnologia antiga e precisam desse controle para sincronismo.

NOVOS LOCAIS

Nesta etapa do programa para melhoria da semaforização da cidade serão contemplados os seguintes locais:

– Avenida da Saudade x Rua Nossa Senhora Aparecida (oeste)

– Rua Onório Machado x Rua Ermelinda Sanches Casarini (oeste)

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM