13 NOV 2019
Prefeitura faz campanha para prevenção de acidentes envolvendo energia elétrica

Ações estão sendo desenvolvidas durante o mês de novembro, sob liderança do Cerest

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, sob a liderança da equipe do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Marília), promove neste mês de novembro a Campanha #EletricidadeMata. O foco é a prevenção dos acidentes envolvendo energia elétrica.

Capacitação com apoio da CPFL Paulista foi realizada nesta quarta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde. Público-alvo foram profissionais que atuam nas vigilâncias (sanitária e de saúde do trabalhador) do município e do Estado.

Conforme dados levantados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no ano passado 65 pessoas morreram nesse tipo de acidente no Estado de São Paulo.

Um dos casos aconteceu em Marília, onde um soldador de 60 anos morreu após receber descarga elétrica, quando trabalhava em uma residência do bairro Palmital, na zona norte da cidade. Acidentes com menor gravidade, inclusive sem notificação, não são raros.

CAPACITAÇÃO

A supervisora do Cerest em Marília, Luciana Caluz, conta que o dia 27 de novembro é lembrado como o “Dia D” da Segurança com Eletricidade. A proposta, explica ela, é promover atividades de capacitação e intensificar também a divulgação da prevenção, provocando a reação de empregadores, trabalhadores e das pessoas em geral.

“Os profissionais de saúde (relacionados às vigilâncias e Cerest) estão passando por capacitação com um representante da concessionária de energia elétrica, em um evento que chamamos de ‘Oficina de Prevenção de Acidentes de Trabalho no Setor Elétrico’. É uma iniciativa apoiada pela CPFL”, disse Luciana Caluz.

A CAMPANHA

Provocada também pelo Ministério Público do Trabalho, a campanha #EletricidadeMata surgiu da observação do grande número de acidentes de trabalho graves e fatais ocorridos com pedreiros, pintores, eletricistas, profissionais de telecomunicações, entre outros.

São os mais vulneráveis e têm sofrido choque por desenvolverem atividades de trabalho na proximidade da rede elétrica. O objetivo principal da campanha é fazer com que a informação chegue a esses profissionais autônomos, informais e até mesmo aos trabalhadores formais.

Por isso, no dia 27 de novembro, dia D #EletricidadeMata, o Cerest Regional Marília, em conjunto com membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST Municipal, promove um café da manhã que contará com a presença, principalmente, de profissionais do setor informal, autônomos que atuam no ramo da construção civil. Na oportunidade serão abordados dois temas de maior incidência de acidentes decorrentes de trabalho nesse setor: a queda de altura e acidentes de trabalho envolvendo eletricidade.

Fotos: Júlio César de Carlis