23 OUT 2019
ETE
Prefeitura promove palestra no Sesi sobre os benefícios do tratamento de esgoto

Evento teve como público alvo as turmas dos 3ºs anos das professoras Sueli e Roseli, com presença de 64 alunos

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), setor de Projetos Sociais, promoveu nesta terça-feira, dia 22, no Sesi (Serviço Social da Indústria), palestra sobre os “Benefícios do tratamento do Esgoto para a saúde e qualidade de vida da população”.

O evento teve como público alvo as turmas dos 3ºs anos A e B das professoras Sueli Galette e Roseli Sabaiane, contando com a presença de 64 alunos.

A palestra faz parte do Trabalho Social vinculado às obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) das bacias Barbosa, Palmital e Pombo, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do tratamento de esgoto, para a prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida, tendo como público alvo crianças do Ensino Fundamental I.

Segundo a professora Sueli, docente do Sesi há 31 anos para os alunos 1º ao 5º ano do ensino fundamental, atuando com o 3º ano, “o objetivo do encontro foi mostrar para os alunos a importância do tratamento da água, coleta seletiva do lixo e a reciclagem, enfim cuidar do meio ambiente de modo geral. Anualmente realizam trabalhos relacionados aos cuidados com meio ambiente e este ano focaram na reciclagem. Estão utilizando material reciclado para criar jogos, brinquedos, adornos, mesas, pufs, dentre outros. Farão exposição em dezembro com a participação de todos os alunos da escola e, após a exposição parte do material será doado para entidades e parte será utilizado no próprio Sesi.”

A aluna Maria Eduarda Fiorini Sorrentino, de 9 anos, do 3º A, afirma que gosta muito da natureza e que ciências é sua matéria preferida. Aprendeu que não pode lavar calçada com mangueira, desperdiçar água, jogar lixo na rua e nos bueiros e tem que cuidar do meio ambiente. “Tenho passado todas as informações para meu pai e eles têm gostado muito”, afirmou.

A professora Roseli relatou que a sustentabilidade é levada tão a sério em toda a escola que todas as crianças têm sua garrafa de água e os professores e colaboradores utilizam copos de papel reciclado, tendo o copo plástico sido eliminado da unidade de Marília.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, ressalta a relevância do trabalho desenvolvido pelo Setor de Projetos Sociais junto às crianças que têm levado o conhecimento adquirido para suas casas e contribuído para o aumento da conscientização em relação à questão ambiental.

Escolas, faculdades, lideranças e associações que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre as questões relativas ao tratamento de esgoto e aos cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade poderão entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pelo telefone 3401-2450, ramal 2466, para agendar palestra.