16 SET 2019
FUNDO SOCIAL

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e o Fundo Social de Solidariedade do Município, participaram da inauguração da loja da Associação Amigos do Centro de Oncologia de Marília (Associação Amigos do COM), que lançou na última sexta-feira, dia 13, a sua camiseta da Campanha Outubro Rosa 2019.

O evento reuniu diversas pessoas da sociedade mariliense, sendo que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi representada pelo Assessor Especial de Assuntos Estratégicos José Carlos Firme; e o Fundo Social de Solidariedade esteve presente com a assessora Jane Viaes.

A partir desta semana, na Galeria Antenas – rua 9 de Julho 1001, loja 50 -, haverá voluntárias que farão orientação sobre o câncer de mama e a importância da detecção precoce da doença, além da divulgação dos bancos de perucas e lenços.

Outubro Rosa é um movimento internacional que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.

“O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma das formas de chamar a atenção para a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer é o movimento Outubro Rosa”, disse a assessora do Fundo Social, Jane Viaes, que representou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Selma Regina Mazuqueli Alonso.

O MOVIMENTO EM MARÍLIA

“Como em todos os anos, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer de mama começaram a ser realizadas pelos Amigos do COM (Centro de Oncologia de Marília), em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camiseta Outubro Rosa”, afirmou José Carlos Firme.

“Nessa primeira remessa, centenas de camisetas em tamanhos variados, que vão do 14 ao XG, estão disponibilizadas na loja para que pessoas adquiram as peças e se tornem divulgadoras do movimento, intensificando ainda mais o alerta para a importância da detecção precoce da doença. “Quem procura acha e quem acha cura”, “Juntos somos mais fortes”, frisou Madalena Colombo Abdo, voluntária da Associação Amigos do COM.

Na oportunidade, Bruna Carvalho Pivetta da Costa, enfermeira da Associação Amigos do COM, destacou que a formação de parcerias é muito importante. “Ter a Prefeitura de Marília, o Fundo Social e outras instituições, sejam públicas ou privadas, apoiando a campanha é fundamental. Quando vários órgãos se mobilizam, a divulgação para a conscientização e a importância da detecção precoce da doença só tende a aumentar. Agradecemos a iniciativa do Município”.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Selma Regina Mazuqueli Alonso, falou sobre a importância do Outubro Rosa. “O trabalho dessas mulheres é muito importante porque não recebem muita ajuda e quando alguém adquire uma camisa, ajuda na continuação desse trabalho. Você se torna um apoiador, pois além de vestir a camisa, as pessoas irão ver a importância da prevenção.”

16/09/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura e Fundo Social participam da inauguração da Loja da Associação Amigos do Centro de Oncologia de Marília