13 SET 2019
ETE

A abertura aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Ribeiro, na zona sul da cidade

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, deu início nesta sexta-feira, dia 13, pela manhã, à Feira Ambiental sobre o trabalho social da Obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

A abertura da Feira Ambiental aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Ribeiro, que fica na rua Benedito Mendes Faria, 450-A, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade.

O trabalho foi realizado pelas seis turmas de 4º ano da escola, num total de 140 alunos, mas que envolveu todos os 610 alunos da unidade escolar, com vários trabalhos, como maquetes, campanhas educativas relacionadas à reciclagem, telejornal, entrevistas por videoconferência com o diretor da escola Fábio Borges da Silva, cartazes, experiências em salas de aula, entre outros.

Estiveram presentes na abertura da Feira Ambiente o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, que representou o prefeito Daniel Alonso; a responsável técnica do Projeto Social da ETE, Mônica de Vasconcelos; o docente do Senac, João Francisco Guaglianone Bertolotti, responsável pela parceria entre o Senac e a Assistência Social no projeto; a supervisora de Educação Básica, Rita de Cássia Borguetti; e a auxiliar de direção da Emef Antônio Ribeiro, Thais Siqueira de Castro.

“Estas feiras ambientais fazem parte do trabalho social referente à obra de tratamento do esgoto. Nesta sexta pela manhã foi a primeira feira. No total serão realizadas 19 feiras, abrangendo todas as escolas de ensino fundamental do nosso município. Quero parabenizar a todos os alunos e professores da Emef Antônio Ribeiro, pois os trabalhos ficaram maravilhosos e retrataram bem a importância social da obra do esgoto”, disse Mônica de Vasconcelos.

Além dos trabalhos, outra atração foi a grande presença da comunidade escolar, com pais e responsáveis visitando a Feira Ambiental, prestigiando o trabalho de todos os alunos. “Temos aproximadamente 80 trabalhos expostos e quero parabenizar todos os alunos e professores que se empenharam ao máximo na realização dessa feira. Obrigado também a todos os pais e responsáveis que colaboraram para o sucesso do evento”, afirmou Thais de Castro.

O secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, destacou a importância da Feira Ambiental. “Este trabalho desenvolvido nas escolas está sendo multiplicado pelas crianças junto aos pais e familiares, o que acarreta em atitudes e escolhas mais corretas em relação ao meio ambiente. A feira vai acontecer em todas as nossas Emefs e a nossa expectativa é muito positiva, com trabalhos de muita qualidade. Parabenizo a todos os alunos e professores que estão participando.”

CRONOGRAMA

Além da Emef Prof. Antônio Ribeiro, a Feira Ambiental irá acontecer em mais dez escolas até o final de setembro. Nesta sexta-feira (13), das 15h30 às 17h30, será na Emef Edméa Sola.

No sábado (14) estão programadas em mais dois locais: Emef Reny Pereira Cordeiro (das 10h às 12h) e Emef Nivando Mariano dos Santos (das 13h30 às 15h30).

Dia 20 o evento está marcado para a Emef Governador Mário Covas (das 10h às 12h) e para a Emef Amaury Pacheco (das 14h às 16h).

Para o dia 21 os locais serão a Emef Myrthes Pupo Negreiros (das 10h às 12h) e a Emef Roberto Caetano Cimino (das 13h30 às 15h30).

No último final de semana do mês acontecerão em mais três locais: dia 27 – Emef Cecília Alves Guelpa (das 14h às 16h); e dia 28 – Emef Isaltino de Campos (das 10h às 12h) e Emef Célio Corradi (das 13h30 às 15h30).

Fotos: Julio César de Carlis

13/09/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura dá início à Feira Ambiental sobre o trabalho social da Obra de Tratamento do Esgoto