10 SET 2019
SAÚDE
Marília segue na luta contra o Sarampo; Saúde aplicou 14,4 mil doses de vacina em dois meses

Força tarefa de servidores, sob a liderança do prefeito Daniel e secretário Ricardo Mustafá, tem mantido o controle da doença na cidade

O prefeito Daniel Alonso informou nesta terça-feira, dia 10, balanço da campanha de intensificação de vacinação contra o sarampo na cidade. Entre os dias 1º de julho e 5 de setembro, ou seja, pouco mais de dois meses, foram aplicadas 14.472 doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

O resultado foi atribuído à grande mobilização feita pela Secretaria Municipal da Saúde, liderada pelo secretário Ricardo Mustafá, em serviços coordenados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

“A guerra ainda não acabou, mas estamos vencendo. Nossa gratidão aos servidores que estão trabalhando de forma intensa, com esforço adicional e total comprometimento. Elevar a cobertura das vacinas na nossa cidade é uma das questões prioritárias na Saúde”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário Ricardo Mustafá ressaltou o trabalho em regime de plantão, que permitiu acionamento do ônibus da Saúde e abertura de algumas unidades aos sábados. Ele agradeceu o apoio do setor acadêmico, através da Unimar e Famema, e pediu que os pais sejam responsáveis em relação às vacinas.

“Muito importante acompanhar o calendário vacinal, manter a caderneta bem guardada e levar à unidade de saúde para que não tenhamos surtos como esse. Essa força tarefa mostra que temos capacidade de mobilização, mas é importante pensarmos primeiro na prevenção para que essas doenças sejam novamente erradicadas”, disse Mustafá.

BALANÇO

Os dados divulgados pela Prefeitura apontam que no período discriminado foram aplicadas 1.216 doses em crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos. O número de pessoas vacinadas a partir de cinco e abaixo de 12 anos somou 232 nestes dois meses.

Da faixa etária entre 12 e 29 anos foram aplicadas 3.406 doses da tríplice viral. Outras 7.096 pessoas com 30 anos ou mais receberam a proteção contra o sarampo nas unidades de saúde de Marília e nas ações volantes, incluindo plantões do ônibus da Saúde.

Os números correspondem às vacinas aplicadas na rotina (calendário vacinal), dose zero preconizada devido ao surto (indicada aos bebês entre seis meses e um ano) e nos diferentes bloqueios realizados, após casos suspeitos ou confirmados da doença.

NOTIFICAÇÕES

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Marília foram confirmados dez casos de sarampo na cidade, sendo três contraídos fora do município. Oito já estão descartados. No total, o número de notificações chegou a 69. Ainda são aguardados dezenas de resultados do laboratório Adolfo Lutz, referência para todo Estado de São Paulo.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde indica que, no período entre 9 de junho e 31 de agosto, foram confirmados 2.753 casos no país, em 13 Estados. São Paulo teve 2.708 do total de casos, ou seja, 98,4% do total no Brasil.

PREVENÇÃO E SINTOMAS

A doença é infecciosa, considerada grave e pode até ser fatal. Sua transmissão ocorre por meio de vírus, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral.

Por serem muito parecidos com a gripe, os sintomas podem ser confundidos, o que reforça a importância de estar atento. É importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica.