09 SET 2019
EMDURB
Prefeitura e Navimar inauguram CVV na cidade nesta terça

Marília já contará com atendimento pelo CVV (telefone 188) e agora passará a colaborar com a rede nacional de voluntários que atendem chamadas de todo o Brasil

O prefeito Daniel Alonso, em parceria com a Navimar (Núcleo de Apoio à Vida de Marília), inaugura nesta terça-feira, dia 10, às 19 horas no “Terminal Rodoviário Intermunicipal Comendador José Brambilla”, o Posto de Atendimento Telefônico do CVV – Centro de Valorização da Vida em Marília. A conquista faz parte das atividades do Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio.

Conforme destaca o chefe do Executivo, trata-se de uma importante parceria entre o Poder Público e a sociedade civil organizada. “Muitas pessoas estão desesperadas e tudo que precisam, é conversar. O suicídio é um mal que está aumentando em nosso tempo, em todos os países. Fazemos questão de apoiar essa importante entidade”, disse Daniel.

A Prefeitura, por meio da Emdurb – Empresa Municipal de Mobilidade Urbana – cedeu e reformou uma sala na rodoviária, onde os voluntários recrutados e treinados pelo CVV farão o atendimento telefônico.

A rede é integrada a um sistema nacional, portanto, os atendentes de Marília não atenderão necessariamente pessoas da cidade, mas ligações aleatórias geradas de qualquer parte do país. A ligação é gratuita para o usuário.

“Nunca houve tanto investimento em Saúde Mental em nossa cidade. Desde o início de 2017, iniciamos uma política pública consistente nesse setor da Secretaria Municipal da Saúde. Avançamos, melhoramos os Caps, contratamos, e agora teremos mais essa importante conquista, ao lado dos voluntários”, destacou Daniel.

RESPONSABILIDADE

Maria José Gonçalves, que é supervisora de Ensino e voluntária, coordena os trabalhos voluntários na cidade. Ela conta que os postos locais, para serem instalados, exigem a formação de uma mantenedora – Núcleo de Apoio à Vida de Marília (Navimar).

Maria José explicou ainda que, por enquanto, não está programado atendimento pessoal, mas apenas telefônico, como acontece na maioria dos postos do país.

“O Centro de Valorização da Vida foi fundado em 1962 e tornou-se uma organização reconhecida nacionalmente, com uma proposta muita clara à sociedade: dar voz e apoio emocional a quem está sofrendo, de maneira anônima, sem nenhum preconceito ou julgamento”, explica.

Ela afirma ainda que a prevenção ao suicídio tornou o papel da entidade ainda mais estratégico, na atualidade. Porém, a missão não é apenas da entidade, mas de toda a sociedade, incluindo o poder público. Em Marília, além da Prefeitura, o CVV tem o apoio da empresa Life, que cedeu os serviços de Internet.

“Estamos agradecidos à Prefeitura de Marília pelo acolhimento dessa demanda. Cada um precisa fazer a sua parte”, declarou.

O posto do CVV iniciará os atendimentos com 40 voluntários plantonistas, a partir do dia 16 de setembro, nas faixas contínuas de 19h às 3h, entre outros horários. A equipe permanece aberta para novas adesões. “Quanto mais voluntários tivermos, melhor para o bom funcionamento do posto”, destacou a coordenadora.

Além do número de telefone 188, o atendimento também pode ser feito pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Somados todos os canais, são mais de 2 milhões de atendimentos por ano, envolvendo cerca de 3.400 voluntários, em 21 estados mais o Distrito Federal.