05 SET 2019
EMDURB
Priorizando os pedestres, Prefeitura melhora segurança em mais dois cruzamentos e implanta semáforos com sincronização por GPS

Novos semáforos já funcionam nos cruzamentos entre as ruas 15 de Novembro e Prudente de Moraes (centro) e na av. João Martins Coelho com a José Bretan (norte)

A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), deu início à nova etapa da instalação de semáforos inteligentes no município, com foco na segurança dos pedestres e fluidez do trânsito de veículos.

Dois novos cruzamentos foram contemplados: entre as ruas 15 de Novembro e Prudente de Moraes (centro) e na avenida João Martins Coelho, esquina com a rua José Bretan, no Jardim Santa Antonieta, zona norte.

O diretor presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destaca que a instalação no centro atende reivindicação de mais de quatro anos, apresentado por comerciantes e pedestres. No local era muito comum os veículos pararem na chamada “área de conflito”.

“Essa situação dificultava muito o fluxo, travava o trânsito, gerava acidentes e também insegurança às pessoas que tentavam atravessar. Com o semáforo, temos uma situação muito mais tranquila no local”, disse Dr. Valdeci.

E o benefício é ainda maior porque o novo dispositivo é equipado com GPS para sincronização com o semáforo anteriormente existente entre a 15 de Novembro e a rua 9 de Julho, o que garante a fluidez no trânsito. Dessa forma, o motorista não será parado duas vezes.

NOVIDADE

A sincronização por sinal de GPS é uma inovação no sistema viário de Marília. “É uma tecnologia que veio para ficar. Os semáforos futuramente instalados terão esse recurso, sempre que houver a necessidade de sincronização”, disse o presidente da Emdurb.

Ele também informou que a empresa irá atualizar os cruzamentos já semaforizados, que usam tecnologia antiga e precisam desse controle para sincronismo.

ZONA NORTE

Além do semáforo na 15 de Novembro, o prefeito Daniel também determinou a instalação no cruzamento entre a avenida João Martins Coelho e a rua José Bretan (local sem necessidade de sincronização), no bairro Santa Antonieta.

“Nesse local também havia uma reivindicação muito antiga, de mais de quatro anos, para melhoria da segurança dos pedestres. É um semáforo que vai fazer muito a diferença no dia a dia da população daquela região”, afirmou Dr. Valdeci.

NOVOS LOCAIS

Nesta etapa do programa para melhoria da semaforização da cidade serão contemplados os seguintes locais:

– Avenida da Saudade x Rua Nossa Senhora Aparecida (oeste)

– Avenida Durval de Menezes x Avenida Francisco da Costa Pimentel (sul)

– Rua Onório Machado x Rua Ermelinda Sanches Casarini (oeste)

– Avenida República, com a Rua Belini Marconato (norte – próximo à fábrica da Dori, específico para pedestres)

Fotos: Mauro Abreu