29 NOV 2019
SAÚDE
Prefeitura entrega UBS Cascata e avança na recuperação da Saúde; total de unidades chega a 13

Unidade é resultado de parceria com a família Montolar e com o Asilo São Vicente de Paulo

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado do secretário Ricardo Mustafá, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 29, as novas instalações da UBS – Unidade Básica de Saúde “Dr. Luiz Augusto Pisani Lourenço”, no bairro Cascata.

Foi a 13ª estrutura de saúde – entre UBSs, USFs, Farmácias e unidades especializadas – que teve novo prédio construído, ou passou por reforma/ampliação em menos de três anos na cidade. Os investimentos têm garantindo mais dignidade a servidores e usuários.

Solenidade breve e discreta, como prefere o prefeito Daniel, aconteceu em frente a nova sede da UBS, localizada à Rua Cláudio Manoel da Costa, bairro Maria Izabel. A população foi atendida normalmente, sem interrupções, mesmo durante o evento de inauguração.

“Nem gosto da expressão inauguração, prefiro entrega. Nós entregamos obras, serviços, resultados para a população. Estamos aqui para trabalhar e melhorar a vida das pessoas e isso é que estamos fazendo, com esse novo prédio para a UBS”, disse Daniel.

Ele destacou a parceria com o Asilo São Vicente de Paulo (dono da área) e com a família Montolar, que atuou na construção e doação à instituição beneficente. A locação pelo município será integralmente revertida à obra assistencial.

O ato de entrega da obra contou com as presenças de autoridades e servidores. Teve ainda momento de emoção com a homenagem ao médico pediatra patrono da UBS, Dr. Luiz Augusto Pisani Lourenço, representado pela esposa, a médica psiquiatra Lídia de Almeida Lourenço, e diversos familiares.

Compareceram os vereadores Marcos Santana Rezende (presidente), Cícero do Ceasa e Evandro Galete. A Santa Casa de Marília foi representada pelo vice-provedor Norival Carneiro Rodrigues e a Maternidade Gota de Leite pela sua presidente, Virgínia Baloni.

Os trabalhadores também foram representados na oportunidade. Compareceram o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar), José Paulino, e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias de Marília, Irineu Gomes dos Santos.

O controle social, por meio do Comus – Conselho Municipal de Saúde – também se fez presente, por meio dos conselheiros Darcy Bueno e Alex Rodrigues. A gerente da UBS Cascata, Alessandra Karan, falou em nome da equipe.

“Nós queremos agradecer ao prefeito Daniel e ao secretário Ricardo Mustafá e renovar nosso compromisso de continuar atendendo a população com a dedicação que é característica dessa equipe, agora, em condições muito melhores de trabalho”, disse.

DIGNIDADE

Com a construção do amplo e moderno prédio, o serviço deixa um barracão adaptado na rua Nove de Julho. O “improviso” durou 18 anos, até o prefeito Daniel iniciar o enfrentamento.

“Além de não ter ventilação, ser absolutamente impróprio para essa finalidade, aquele lugar tinha problemas sérios de infiltração. Fizemos reparos, melhoramos as condições, mas logo vimos que não teria outra alternativa a não ser um novo prédio”, disse Daniel.

A nova UBS Cascata foi construída com planta adequada para o uso da Saúde, com total acessibilidade, espaços arejados, amplos e com localização privilegiada, próximo a Santa Casa de Marília e da avenida Vicente Ferreira, no centro do território atendido.

O prédio conta com consultórios médicos, odontológico, salas de acolhimento, inalação, coleta, procedimentos, serviços administrativos, recepção e sala multiuso. Os banheiros têm todos os recursos de acessibilidade, de acordo com as legislações atuais.

No local trabalham médicos (clínico geral, ginecologista, pediatra), dentista, equipe de enfermagem, Agentes de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, entre outros profissionais. O Cascata é também referência para

Fotos: Júlio César de Carlis

OBRAS NA SAÚDE

UBSs – Unidades Básicas de Saúde