29 NOV 2019
PARCERIAS
Serviço Militar de Marília convoca reservistas para apresentação

Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) pode ser feito pela internet ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar

O Serviço Militar de Marília está convocando os reservistas para realizarem o EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva), que pode ser feito pela internet no período de 1º de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, acessando os sites específicos da Força – Exército, Marinha e Aeronáutica – que o reservista serviu; ou pessoalmente, de 9 a 16 de dezembro de 2019 (de segunda sexta-feira), das 9h às 15h, na Junta do Serviço Militar de Marília, que fica na rua 15 de Novembro, 650, em frente ao Mercadão Municipal, no centro da cidade.
Ao ser incluído na reserva, o reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com a necessidade de mobilização, sendo que o prazo atualmente é de cinco anos.
Durante esse período passado na disponibilidade deverá estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação pelo que ficará diretamente vinculado à organização militar onde prestou o Serviço Militar ou outra que lhe tiver sido indicada.
Portanto, quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no período citado.
Esta atualização deverá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos. Já no quinto ano, após ser servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu (Tiro de Guerra) ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.
O delegado de Serviço Militar de Marília, tenente Claudiomiro Santos Lima, lembra que a apresentação é obrigatória para quem prestou o serviço militar nos últimos cinco anos.
“A apresentação é obrigatória e dentro do prazo. Quem não se apresentar terá que pagar multa e não poderá tirar passaporte, nem votar e também não assumir cargo público, seja municipal, estadual ou federal. A opção pela internet é no site www.exarnet.eb.mil.br, no caso do Exército”, disse o tenente.