14 NOV 2019
Prefeitura lança Operação Cidade Limpa em parceria com a TV TEM

A Prefeitura de Marília lança nesta segunda-feira, dia 18, o Mutirão de Limpeza – “Operação Cidade Limpa” em Marília. Moradores terão a oportunidade de colocar na frente das casas móveis que não usam mais, latas, garrafas, pneus, objetos inservíveis em geral e, principalmente, todo tipo de recipiente que possa acumular água. São serão recolhidos galhos e restos de construção.

Serão duas semanas de intensa mobilização, envolvendo cerca de 20 caminhões e mais de 120 pessoas. A coleta vai do dia 25 de novembro até 06 de dezembro, em todos os bairros da cidade, centro e distritos, conforme programação divulgada (ver abaixo).

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da força-tarefa. “Será o quinto mutirão de limpeza da cidade que estamos fazendo, em menos de três anos. A população pode e deve participar, para que nossa cidade fique mais protegida contra o Aedes e outras pragas urbanas”, disse Daniel.

PARCERIA E SUSTENTABILIDADE

O chefe do Executivo agradeceu a parceria com a emissora. “Ninguém faz nada sozinho. Esse é nosso jeito de trabalhar, com parcerias. A TV faz essa campanha com várias cidades ao longo do ano e dá um respaldo muito grande na divulgação”, disse o prefeito.

Daniel lembrou ainda que, durante os 15 dias (incluindo um sábado), haverá esforço concentrado das equipes da Saúde e da Limpeza Pública e Meio Ambiente, que atuarão na divulgação, mapeamento das regiões, logística, coleta dos resíduos e destinação adequada.

O secretário Vanderlei Dolce (limpeza e meio ambiente) destacou, inclusive, que já está sendo feito contato com parceiros interessados em separar e reciclar parte dos materiais (vidro, pneus, entre outros), visando destinação sustentável. É importante destacar que os moradores não podem usar o mutirão para descartar orgânicos e restos de construção.

MAIS SAÚDE

Para o secretário municipal da Saúde, ações como o Mutirão de Limpeza – Operação Cidade Limpa, é uma das ações que favorecem o controle de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Embora não tenha a proposta de coletar orgânicos, a campanha favorece a limpeza em geral, ajudando a inibir o mosquito palha (transmissor da leishmaniose).

“Sabemos que muitas pessoas guardam móveis velhos, objetos amontoados e coisas que podem servir de esconderijo para pragas urbanas como baratas, ratos, aranhas e até escorpiões. Então, quando fazemos uma campanha como essa, estamos favorecendo a prevenção de vários problemas”, disse o secretário da Saúde de Marília.

Confira as datas e as regiões:

DATA: 25/11 a 06/12

Fotos: Mauro Abreu