29 AGO 2019
SAÚDE
Com caso confirmado de Sarampo, Saúde abre UBS Castelo Branco para bloqueio neste sábado

Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde tem ação rápida e mobiliza a população do bairro para vacinação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa à população do Núcleo Habitacional Castelo Branco e imediações – zona norte – que a Unidade Básica de Saúde localizada no bairro estará aberta neste sábado, dia 31, das 8h às 17h, para atualização da caderneta de vacina e ações de prevenção ao sarampo.

Para o bloqueio em varredura (que inclui visitas às casas), as equipes da Secretaria terão apoio dos residentes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e também os alunos do sexto ano de Medicina da Universidade de Marília (Unimar).

No sábado, por motivo estratégico, ônibus da Saúde segue no estacionamento do supermercado Florentino, na avenida da Saudade, zona oeste da cidade. O bloqueio naquela região está na fase final.

O ônibus da Saúde já realizou mobilização itinerante de vacinação na avenida Vicente Ferreira e na Avenida das Esmeraldas, visando bloqueio no Jardim Tropical, na zona leste. No último sábado, houve atendimento especial e bloqueio no Jardim Renata, região norte.

TODOS CONTRA O SARAMPO

A mobilização da Secretaria Municipal da Saúde já dura mais de um mês, quando o estado passou a viver surto da doença, a partir da Capital. No dia 5 de agosto foi confirmado o primeiro caso importado na cidade, quando um morador de SP doente esteve no município.

“Esse apoio (faculdades) está sendo muito importante, porque estamos fazendo grandes ações estratégicas de forma praticamente simultânea, lembrando o bloqueio realizado na região oeste da cidade, após casos no Chico Mendes e Jardim Marília”, disse Alessandra Arrigoni, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

A Vigilância Epidemiológica Marília informou total de dez casos de sarampo este ano, sendo sete autóctones, ou seja, contraídos no município e três importados. Já foram descartados quatro suspeitos. O total de notificações chegou a 36.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra).

A primeira dose continua sendo aplicada em crianças que completarem 12 meses. A segunda é feita aos 15 meses de idade. É a última dose necessária, por toda a vida.

E OS ADULTOS?

Devem ser vacinados os adultos que tomaram apenas uma dose até os 29 anos de idade. Se a pessoa tem entre um e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente (verificar orientação do profissional de saúde, caso esteja no raio de bloqueio em varredura, com confirmação da doença).

Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, mas tem entre um e 29 anos, precisa de duas doses. Já as pessoas que têm entre 30 e 59 anos, precisam de apenas uma dose.

Foto: Arquivo PMM