27 AGO 2019
Evento ‘Hora do Mamaço’ é suspenso

Secretaria Municipal da Saúde informou que esforços estão concentrados no controle do sarampo

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que o evento “Hora do Mamaço”, que estava previsto para a tarde desta sexta-feira, dia 30, foi suspenso. As equipes de saúde do município estão concentradas e reforçando ações de controle do sarampo.

O evento é realizado anualmente para chamar atenção para a importância da amamentação. Mães amamentam seus filhos na Praça “Saturnino de Brito”, em frente a Prefeitura Municipal e profissionais de saúde distribuem material informativo.

A supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, explica que a suspensão foi decidida após reunião na Secretaria da Saúde, já que os servidores da pasta mantêm também atividades relativas ao controle do sarampo.

“Pedimos encarecidamente que as pessoas envolvidas e que estavam dispostas a comparecer divulguem essa informação. Pedimos que divulguem também, o ano todo, o quanto o gesto da amamentação é importante para a imunidade, para a nutrição e desenvolvimento do bebê. É uma causa para o ano todo”, destacou Sandra.

AMAMENTAR

Neste mês, durante o “Agosto Dourado”, as equipes multiprofissionais intensificam as orientações sobre amamentação nos grupos de gestantes e puérperas, visitas domiciliares e puericultura, em toda a rede de saúde.

Sandra lembra que ações como essa incentivam as mulheres à amamentação e também à doação ao Banco de Leite Humano, serviço especializado que atende dezenas de bebês internados em UTIs de hospitais de Marília.

“O colostro, leite produzido até o 7° dia após o nascimento, é rico em imunoglobulinas, por isso, o consideramos uma verdadeira vacina, indispensável ao recém-nascido. Do 8° ao 15° dia, temos a chamada fase de transição e depois o leite maduro”, explicou Sandra.

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas.

O Banco de Leite de Marília está instalado na rua XV de Novembro, 50, com atendimento ao público das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.