23 AGO 2019
PARCERIAS
Prefeitura e Unimar dão início à 2ª fase do Projeto Unicampo no sítio Santa Rita

Parceria permite aos produtores rurais uma melhora na qualidade e na produção

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e a Unimar (Universidade de Marília), através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, deram início nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, à 2ª fase do Projeto Unicampo.

A primeira visita desta fase do projeto aconteceu no sítio Santa Rita, que fica no Assentamento São Gerônimo, nas proximidades do distrito de Amadeu Amaral, com acesso pela MAR 323. O sítio, de dois alqueires, tem como proprietário Cícero Pereira dos Santos.

O projeto é um trabalho de extensão universitária e visa levar aos pequenos produtores rurais a tecnologia da Agronomia e da Medicina Veterinária, com objetivo de melhorar a qualidade da produção das propriedades rurais do município.

A parceria funciona da seguinte forma: a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica as propriedades rurais a serem visitadas e cede também o transporte. Já a Unimar leva um professor de Agronomia e um de Medicina Veterinária, acompanhados de três alunos de cada um destes cursos, para a visita com o objetivo de fazer um diagnóstico da propriedade (1ª fase do projeto) e implementar as ações (2ª fase).

Nesta sexta-feira (23) o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion; os professores Daniel Teixeira (Agronomia) e Isabela Bazzo (Medicina Veterinária); e os seis alunos dos dois cursos foram recepcionados por Antônio Carlos Gonçalves e Simone Aparecida dos Santos Gonçalves, que residem no sítio, que tem gado leiteiro.

Esta fase do projeto vai prosseguir nos dias 30 de agosto, 6 e 13 de setembro, 4, 11, 18 e 25 de outubro e nos dias 1º e 8 de novembro,.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, é o supervisor geral do Projeto Unicampo, e falou sobre o sucesso da parceria entre Prefeitura e Unimar.

“É um projeto que vem dando muito certo. No primeiro momento foi feito um diagnóstico e uma interação entre produtores, professores e alunos. E agora será colocado em prática tudo aquilo que foi diagnosticado na questão que envolve a saúde e o bem estar dos animais, como também a qualidade do solo e das plantas destes locais. A Prefeitura está de parabéns por levar até esses produtores as informações necessárias para que melhorem e aumentem a sua produção. E a Unimar também está satisfeita, pois oferece este trabalho de extensão universitária a seus alunos, que têm a oportunidade de conhecer na prática a realidade do campo”, disse Fábio Manhoso.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, destacou a importância da continuidade dessa parceria com a Unimar. “A gente agradece à Unimar por dar sequência a este projeto, que permite aos alunos um grande aprendizado na prática e possibilita aos produtores a solução de vários problemas que vêm enfrentando. Espero que possamos renovar esse projeto por muitos anos, pois todos saem ganhando, inclusive a população que terá acesso a produtos de melhor qualidade.”

Fotos: Julio César de Carlis