22 AGO 2019
Marília confirma mais dois casos de sarampo e alerta Jardim Renata e imediações

Novos casos são referentes a um adulto morador no Chico Mendes e uma criança do Jardim Edisom da Silva Lima, próximo ao Jardim Renata

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou mais dois casos de sarampo nesta quinta-feira (22). Novo boletim epidemiológico indica 27 notificações da doença desde o início do ano, sendo sete positivos (dois deles importados).

Os cinco casos autóctones foram verificados nos bairros Chico Mendes – oeste (03); Jardim Tropical – leste (01) e Jardim Edisom da Silva Lima (01), que fica ao lado do Jardim Renata, na zona norte da cidade.

ESTRATÉGIAS

A partir desta sexta-feira (23), a estratégia da Vigilância Epidemiológica para a zona leste vai mudar. O ônibus da saúde que ficou estacionado na terça-feira e nesta quarta na avenida Vicente Ferreira (em frente ao Dallas Auto Posto), será deslocado para a avenida das Esmeraldas, altura do nº 1.400, próximo ao Esmeralda Auto Posto).

O objetivo é ficar mais próximo à população do Jardim Tropical, alvo da ação. O atendimento será das 9h às 19h nesta sexta (23) e das 8h às 17h no sábado (24). Importante os moradores levarem caderneta de vacina para verificação.

Em outra frente, a equipe da Saúde dá início nesta sexta-feira (23) a um bloqueio em varredura no Jardim Edisom da Silva Lima, um pequeno bairro bem próximo ao Jardim Renata, na zona norte. É de lá a criança que teve confirmado diagnostico de sarampo.

“Estamos definindo a estratégia, mas inicialmente já antecipamos a solicitação para que a população se dirija para a USF Jardim Renata com a caderneta de vacina em mãos. Mais detalhes sobre, eventualmente, outro local de vacinação, será divulgado”, disse Alessandra Arrigoni, enfermeira supervisora da Vigilância Epidemiológica.

TODA A REDE

Independente de bloqueios, de casos positivos ou confirmados, a Saúde municipal apela à população de toda a cidade de Marília para procurar uma das 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou 38 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família) para conferir a caderneta de vacina.

MAPA DO SARAMPO

Segundo o Ministério da Saúde, até a semana epidemiológica 33 (encerrada em 17/08), o país teve 1.680 casos confirmados de sarampo. As pessoas mais acometidas têm entre 20 e 29 anos (669 positivos) e 30 e 39 anos (235 casos).

O novo boletim informa que o Estado de São Paulo tem 74 municípios com surto e soma 1.662, ou seja, 98,9% dos casos confirmados do país. Rio de Janeiro tem seis casos, Pernambuco quatro e a doença já chegou a Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí, com um caso em cada estado.

Desde a quinta-feira (15) as crianças que têm entre seis meses e um ano de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo. A proteção está na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Trata-se de uma iniciativa a mais, que começou em SP e já vale para todo o país.

SARAMPO

A doença é infecciosa, considerada grave e pode até ser fatal. Sua transmissão ocorre por meio de vírus, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral.

Por serem muito parecidos com a gripe, os sintomas podem ser confundidos, o que reforça a importância de estar atento. É importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica.

SARAMPO EM MARÍLIA

SARAMPO EM SP

SARAMPO NO BRASIL

SARAMPO POR FAIXA ETÁRIA (idades de maior incidência)