22 AGO 2019
SAÚDE
Marília terá VIII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador; tema será distúrbios de voz e perda auditiva laboral

A cada ano, evento para 62 municípios traz à cidade autoridades em saúde do trabalhador e discute temas relevantes

Com apoio da Prefeitura de Marília, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, promove o VIII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador. O evento técnico é anual e apresenta temas relevantes na área.

A oitava edição acontece no próximo dia 28 de agosto e vai tratar de distúrbios de voz e perda auditiva, com a presença de Márcia Tiveron, Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

O objetivo é orientar os profissionais para identificação e notificação, bem como oferecer subsídios às ações de vigilância dos casos de Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT) e à Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (Pairo).

A enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do Cerest Regional Marília, explica que foram adotados protocolos recentes para a identificação de casos desses agravos.

“Esses protocolos oferecem recomendações e parâmetros para a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). O grande objetivo é tornar conhecidos os casos de perda de voz e distúrbios auditivos relacionados ao trabalho, oferecendo aos pacientes assistência por meio da rede SUS”, disse Luciana.

Nesse contexto, explica a supervisora, o Cerest Marília propõe socializar e discutir esses protocolos que visam nortear, em saúde do trabalhador, os profissionais da rede SUS (Atenção Básica, média e alta complexidade) e serviços privados, bem como as empresas de Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmts). “É importante ressaltar que essa vigilância em saúde deve ser realizada já na suspeita”, explica Luciana.

INSCRIÇÕES

Interessados podem se inscrever pelo link simplificado https://bit.ly/2ZpBizK Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3413-4975.

Devem participar profissionais de múltiplas formações na área da Saúde, atuantes nos 62 municípios de abrangência da DRS IX (Direção Regional de Saúde).

PARA SIMPLIFICAR

As políticas públicas relacionadas ao tema são organizadas, no país, por meio da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast), regulamentada por portaria do Ministério da Saúde.

A rede visa a atenção integral à saúde dos trabalhadores e tem como objetivo implementar ações em todos os serviços do SUS. A rede básica (postos de saúde) funciona como ordenadora, ao fazer os encaminhamentos. Já os Cerests – Centros de Referência em Saúde do trabalhador – atuam como retaguarda técnica especializada.

O Cerest Regional Marília realiza média de 5 mil atendimentos por ano, contemplando Vigilância, Educação e Assistência. O serviço funciona na rua Sergipe, 895.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM