21 AGO 2019
SAÚDE

Atividade já consolidada pela Secretaria Municipal da Saúde agora conta com a participação de universitários da Faculdade de Odontologia da Unimar

De forma lúdica, crianças de seis a dez anos da rede municipal de Ensino de Marília recebem orientação odontológica por intermédio de cirurgiãs-dentistas da Secretaria Municipal da Saúde e graduandos da Faculdade de Odontologia de Marília (Unimar).

Na segunda-feira (19) a ação foi realizada na Emef Olímpio Cruz (zona norte) e envolveu todas as turmas, em ambos os períodos, contemplando 671 crianças. Outras ações estão programadas sucessivamente e amanhã (quinta-feira, dia 22) será na Emef Antônio Ribeiro (zona sul).

Ações desenvolvidas tradicionalmente pela Secretaria Municipal da Saúde, agora em parceria com a instituição de ensino superior, para realização de atividades educativas na área odontológica em escolas públicas de educação infantil da cidade. A ideia é ensinar as técnicas adequadas para manter uma boa higiene bucal.

São atividades importantes para prevenção e controle da cárie em escolas públicas. Muitas crianças participantes têm, no momento, o contato inicial com profissionais da área odontológica de forma lúdica, em um ambiente familiar, ou seja, a escola. Isso propicia aproximação do profissional da área à criança.

Essa é uma etapa importante para a aquisição de bons hábitos à manutenção da saúde, o que é muito positivo. A Secretaria Municipal da Saúde seleciona as escolas e se responsabiliza pelos recursos materiais distribuídos às crianças.

FORMAÇÃO

Atividades como esta também trazem benefícios aos futuros profissionais. Quanto aos alunos da Unimar, as atividades desenvolvidas fora dos muros da Universidade permitem maior aproximação com a comunidade e consolidação de sua cidadania.

21/08/2019
Fotos da Notícia: Saúde oferece orientação odontológica e realiza escovação supervisionada em escolas públicas