20 AGO 2019
PARCERIAS

Cooperação vai agregar conhecimentos para conquista do Parque Tecnológico de Marília e gerar benefícios para o Brasil e a Espanha

O prefeito Daniel Alonso participou nesta terça-feira (20) de almoço com organizadores do Connect 2019, acompanhado de palestrantes do evento, autoridades e lideranças na área empresarial e educacional. Na oportunidade foi divulgada em primeira mão uma parceria internacional que será assinada entre Marília e o Parque Tecnológico da Catalunha, na cidade de Barcelona (Espanha).

O termo de cooperação é uma conquista do Connect 2019, promovido pelo segundo ano consecutivo pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), apoiado pela Prefeitura e várias organizações de fomento à inovação.

Participaram da reunião, além do atual presidente da Acim, Adriano Martins, outros três ex-presidentes da entidade: o prefeito Daniel Alonso, o presidente da Câmara Marcos Rezende e o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Também participou o ex-deputado e presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi, que conhece bem a realidade do associativismo comercial e já foi vice-presidente da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo.

O setor educacional e de desenvolvimento científico foi representado pelo reitor do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), Luiz Carlos de Macedo Soares e o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Elvis Fusco.

A Unimar, também engajada no tema inovação, compareceu com a reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e o docente e Procurador da República Jefferson Aparecido Dias.

INTERNACIONAL

A parceria internacional é um convite do espanhol Josep Miguel Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), da Rede Catalã de Parques Ciência (XPCAT) e vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Ciência (APTE).

Ele é um dos palestrantes de 2019 do Connect Acim e reconhecido como um entusiasta internacional, principalmente por apoiar projetos de parques tecnológicos em formação, como o de Marília.

“Cada cidade tem que interpretar a sua história para construir seu futuro. Para um ambiente de inovação, o governo tem que construir junto com a sociedade a visão de futuro, sem deixar nenhum setor de fora”, ensina o engenheiro espanhol.

O prefeito Daniel Alonso celebrou a conquista e destacou que Marília vive um momento ímpar, de oportunidades. “Esta semana está sendo fantástica para a nossa cidade. Ontem (Segunda-feira) tivemos a visita do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e, na mesma noite foi aberta a Connect Acim, um evento que nos enche de orgulho e, definitivamente, entrou para o calendário do Estado de São Paulo como uma das principais agendas do empreendedorismo no Interior”, disse o chefe do Executivo.

Daniel considerou a parceira com a Espanha um presente para Marília. “Sabemos do esforço que começou lá atrás, com o associativismo da Acim, com o desenvolvimento das instituições de ensino, enfim, toda a cidade trabalhando para que hoje tenhamos essa sinergia. O reconhecimento que hoje recebemos é fruto desse trabalho e união”, afirmou.

O prefeito lembrou ainda que as ações têm convergido para o Codem (Conselho de Desenvolvimento de Marília), que tem a difícil missão de preparar o caminho para o futuro.

CONNECT

Adriano Martins conta que o Connect nasceu da observação de um case de sucesso de Florianópolis (SC). Houve a percepção de que o mês de agosto, historicamente, apresentava baixa atividade econômica e criou-se um forte atrativo.

“A palavra conexão foi escolhida pela visão de que precisamos conectar pessoas, negócios, ideias e soluções. Precisamos discutir e repensar os conceitos de desenvolvimento, sucesso e tecnologia. Temos que qualificar, refletir e agir de maneira mais ágil, humana e sustentável. Não sabemos como será o futuro, mas com certeza, precisamos de inovação e conectividade para chegar lá”, disse Adriano.

Mais informações sobre o Connect Acim 2019 podem ser obtidas no site do evento pelo endereço eletrônico connectacim.com.br

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

20/08/2019
Fotos da Notícia: Connect Acim: Prefeitura comemora parceria entre Marília e o Parque Tecnológico de Barcelona