19 AGO 2019
I Encontro Pró-Segurança da Saúde reúne mais de 300 servidores

Atividades aconteceram durante três dias no auditório da Secretaria da Saúde e incluíram até stand up comedy com tema relacionado à segurança do trabalho

Mais de 300 servidores da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio institucional da Prefeitura de Marília, participaram do “I Encontro Pró-Segurança”, organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foram realizadas palestras com assuntos diversos e até stand up comedy temático.

O presidente da comissão, Luis Henrique Fernandes Pereira, agradeceu a participação dos servidores e destacou o foco da programação. “O objetivo foi cumprido, com envolvimento dos cipeiros e dos trabalhadores em geral. Todas as palestras e eventos do encontro foram realizados dentro do tema, de encontro às nossas necessidades de conhecimento”, disse.

O evento equivale às tradicionais Sipats – Semana Interna – porém a programação foi otimizada. O objetivo foi aprofundar conhecimentos, difundir a cultura da prevenção de ocorrências e preservar a saúde do trabalhador.

A abertura foi feita pelo secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, que destacou: “Sem segurança não tem como ninguém trabalhar. É fundamental que todos nós sejamos vigilantes a isso porque a segurança envolve questões de estrutura e também comportamentais”, lembrou o gestor.

O Encontro Pró-Segurança contou com palestra sobre “Noções de Cipa e a Importância das Atitudes do Cipeiro”, com a equipe do Serviço de Saúde do Trabalhador.

Teve ainda o tema “Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”, com a psicóloga Daniela Maria Maia Veríssimo, integrante do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – e docente da UCA (Universidade Católica).

A programação incluiu “Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, com o assistente social e filósofo Jurandir Gelmi Junior, seguido de stand up comedy “Ops, lascou”, do humorista Fábio Sorriso.

O enceramento, na sexta (16), resgatou o primeiro tema (Serviço de Saúdo do Trabalhador) e teve também palestra sobre “Motivação Consciente e Autoconhecimento”, com o professional coach de Liderança Assertiva e diretor da Escola Técnica Antônio Devisate, Benedito Gofredo.

“Agora, nosso desejo é que todo conteúdo aprendido seja praticado em nossas unidades de saúde e demais locais de trabalho, onde o servidor atua. Somente com a prática, vamos melhorar efetivamente a segurança no trabalho”, finalizou o presidente da Cipa da Saúde.