12 AGO 2019
Caminhada movimenta a região central da cidade e alerta para a amamentação

Profissionais de saúde, estudantes, voluntários da causa e população em geral responderam à convocação do Banco de Leite e Secretaria Municipal da Saúde

O sábado, véspera do Dia dos Pais, foi marcado na região central da cidade pelo intenso movimento de consumidores e também por ato público da Campanha Agosto Dourado, que alerta para a importância da amamentação. Centenas de pessoas, entre profissionais de saúde, estudantes, voluntários da causa e populares, caminharam nas principais ruas.

Organizada pelo Banco de Leite Humano, órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, a caminhada teve apoio da Prefeitura, Unimar (Enfermagem e Nutrição), Unesp (Fonoaudiologia), Marília Jeep Club, Escola Técnica Antônio Devisate, entre outras instituições.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, participou ao lado da supervisora do Banco de Leite, enfermeira Sandra Domingues, e demais servidores da Saúde. Ele enalteceu a iniciativa, sob a perspectiva da promoção da vida.

“A amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança e repercute ao longo de toda a nossa vida. É importante que a sociedade se mobilize para divulgar o valor desse gesto e a necessidade de todos apoiarem a mulher nessa fase da vida”, disse o secretário.

Sandra agradeceu a participação das organizações. “Marília é uma cidade com uma política pública pioneira e nos alegra muito ver uma mobilização como essa, envolvendo profissionais da saúde, futuros profissionais e pessoas de vários segmentos. O leite humano é vida e isso precisa ser reafirmado”, reforçou a supervisora do Banco de Leite.

ALIMENTO EXCLUSIVO

O leite da mãe é considerado um poderoso imunobiológico que nutre e alimenta. É a melhor receita para a saúde da mulher e do bebê, sendo recomendado leite materno exclusivo até os seis meses de vida.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e outras entidades especializadas recomendam a introdução de alimentos (papinhas de frutas, seguidas de receitas à base de legumes), a partir dos seis meses. Nesta fase, todas as mães que puderem, devem continuar oferecendo o peito até os dois anos, ou mais.

CAMPANHA

A Campanha Agosto Dourado em Marília tem o apoio do grupo Marília Jeep Clube, Empretecos (Sebrae), Escola Cruz Azul (Polícia Militar), Escola de Dança Pietra Lincah, Escola Infantil Tia Marta, Escola Técnica Antônio Devisate, Flex Company, Floricultura Florescer, Foto 1 Hora, Foto H&K, KNN Idiomas, Projeto “Danças circulares – Unesp/Santander”, Rotary Club, Studio Foto Modelo.

Fotos: Júlio César de Carlis

12/08/2019
Caminhada movimenta a região central da cidade e alerta para a amamentação
Fotos da Notícia: Caminhada movimenta a região central da cidade e alerta para a amamentação