09 AGO 2019
Cipa da Secretaria Municipal da Saúde promove o “I Encontro Pró-Segurança”

Atividades serão realizadas nos dias 13, 15 e 16 de agosto no auditório da Secretaria

Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio institucional da Prefeitura de Marília, promovem na próxima semana o “I Encontro Pró-Segurança”. A organização é da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Estão programadas palestras com assuntos diversos e até stand up comedy temático. A abertura será na terça-feira, 13.

O objetivo é aprofundar conhecimentos, difundir a cultura da prevenção de ocorrências e preservar a saúde do trabalhador. Os organizadores escolheram palestrantes referência em Marília, em temas diversificados.

O evento equivale às tradicionais Sipats – Semanas Internas –, porém a programação é otimizada em três datas: 13, 15 e 16, das 14h às 16h30.

Os servidores interessados participarão conforme escala, previamente combinada com a gerência/chefia de cada serviço de saúde, garantindo assim a continuidade dos atendimentos ao público em todas as repartições da secretaria.

Na terça-feira acontece a abertura com a participação do secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, seguida de palestra sobre “Noções de Cipa e a Importância das Atitudes do Cipeiro”, com a equipe do Serviço de Saúde do Trabalhador.

Posteriormente o tema é “Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”, com a psicóloga Daniela Maria Maia Veríssimo, integrante do Cerest e docente da UCA (Universidade Católica).

A programação de quinta-feira terá “Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, com o assistente social e filósofo Jurandir Gelmi Junior, segunda do stand up comedy “Ops, lascou”, do humorista Fábio Sorriso.

O enceramento, na sexta, resgata o primeiro tema (Serviço de Saúde do Trabalhador) e terá também palestra sobre “Motivação Consciente e Autoconhecimento”, com o professional coach de Liderança Assertiva e diretor da Escola Técnica Antônio Devisate, Benedito Gofredo.

PREVENÇÃO É SAÚDE

Pelo perfil das atividades que realiza, com base nos levantamentos do Serviço de Saúde do Trabalhador, as principais preocupações da Cipa da Secretaria Municipal da Saúde estão relacionadas aos acidentes com perfurocortantes, seguida de queda da própria altura e mordedura de animais, principalmente cães.

“A participação dos servidores é muito importante. Esse evento foi pensado com foco na valorização e nas principais preocupações dos trabalhadores, com situações que fazem parte da nossa rotina. Com certeza teremos uma semana muito especial”, disse Luis Henrique Fernandes Pereira, presidente da Cipa e assessor de projetos da Saúde.

Fotos: Arquivo