09 AGO 2019
ETE
Prefeitura capacita 90 profissionais da educação sobre a obra do esgoto

Evento foi realizado no Senac e os docentes foram divididos em três turmas, com 20 horas de capacitação por turma

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu entre os dias 15 e 17 de julho, um curso de capacitação para 90 profissionais da educação, sendo 30 coordenadores e 60 professores, que receberam todas as informações sobre a obra de tratamento do esgoto, que está praticamente concluída nas bacias do Pombo e do Barbosa.

O evento foi realizado nas instalações do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), sendo que os profissionais da educação foram divididos em três turmas.

“Com esse treinamento, os docentes estão aptos a desenvolver um projeto de meio ambiente com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, que será acompanhado por um profissional da área de projetos do Senac para a realização da Feira Escolar Ambiental”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi.

Durante o curso, foram apresentados o objetivo, o cronograma, as datas das visitas de acompanhamento dos projetos e a previsão de realização das feiras.

“Esses atores sociais serão responsáveis nas escolas municipais por disseminar os benefícios do tratamento do esgoto para a saúde e qualidade de vida da população, planejando, fomentando e identificando os desafios socioambientais locais, por meio da participação coletiva, a fim de contribuir com o bem-estar social na realidade local”, disse a secretária.

Serão realizadas reuniões para análise de cenários, a fim de estimular o envolvimento de alunos e comunidade local na busca de soluções pertinentes ao seu contexto.

O curso de capacitação teve como conteúdo desenvolvido os seguintes itens: alinhamento e esclarecimento do cronograma: projetos, visitas, feiras e palestras; apresentação da ferramenta “5W2H”, como norteadora no desenvolvimento dos projetos a serem apresentados; reflexões sobre a destinação do lixo; relação do ser humano com a natureza e o meio ambiente, estágios históricos, estágios de desenvolvimento das políticas ambientais; histórico e conceito de desenvolvimento sustentável, seus aspectos econômico, social e ambiental; exibição de trecho do documentário “A Corporação”, para análise da sustentabilidade em uma empresa; sendo encerrado com uma roda de conversa entre os profissionais.

VISITAS

Ficaram definidas também as datas das visitas de acompanhamento do Projeto Socioambiental pelo técnico do Senac, junto com os professores e coordenadores capacitados, na obra da ETE (Estação de Tratamento do Esgoto). Veja as datas e as escolas:

Dias 12 de agosto e 5 de setembro – Emef “Professora Edméa Braz Rojo Sola”, Emef “Professor Amaury Pacheco” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professor Antônio Ribeiro” e Emef “Professora Myrthes Pupo Negreiros”.

13 de agosto e 6 de setembro – Emef “Professor Nelson Gabaldi” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professora Geralda Cesar Vilardi”, Emefei “Chico Xavier” e Emef “Professor Célio Corradi” – Escola de Tempo Integral.

14 de agosto e 9 de setembro – Emef “Nivando Mariano dos Santos”, Emef “Professor Antônio Moral” e Emef “Professor Paulo Reglus Neves Freire” – Escola de Tempo Integral.

15 de agosto e 10 de setembro – Emef “Professora Reny Pereira Cordeiro”, Emef “Professora Nicácia Garcia Gil” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professor Américo Capelozza” e Emef “Professora Cecília Alves Guelpa” – Escola de Tempo Integral.

16 de agosto e 11 de setembro – Emef “Roberto Caetano Cimino”, Emef “Professor Isaltino de Campos”, Emef “Professor Olímpio Cruz” e Emef “Governador Mário Covas”.

FEIRAS AMBIENTAIS

O cronograma das Feiras Ambientais das Emefs de Marília também ficou acertado da seguinte forma:

Dia 13 de setembro (sexta-feira) – Emef “Professor Antônio Ribeiro” das 10h às 12h; e Emef “Professora Edméa Braz Rojo Sola” das 15h30 às 17h30.

Dia 14 de setembro (sábado) – Emef “Professora Reny Pereira Cordeiro” das 10h às 12h; e Emef “Nivando Mariano dos Santos” das 13h30 às 15h30.

Dia 20 de setembro (sexta-feira) – Emef “Governador Mário Covas” das 10h às 12h; e Emef “Professor Amaury Pacheco” das 14h às 16h.

Dia 21 de setembro (sábado) – Emef “Professora Myrthes Pupo Negreiros” das 10h às 12h; e Emef “Roberto Caetano Cimino” e das 13h30 às 15h30.

27/09/2019 (sexta-feira) – Emef “Professora Cecília Alves Guelpa” das 14h às 16h.

28/09/2019 (sábado) – Emef “Professor Isaltino de Campos” das 10h às 12h; e Emef “Professor Célio Corradi” das 13h30 às 15h30.

Dia 4 de outubro (sexta-feira) – Emef “Professor Antônio Moral” das 10h às 12h; e Emef “Professor Nelson Gabaldi” das 14h às 16h.

Dia 5 de outubro (sábado) – Emef “Professor Américo Capelozza” das 10h às 12h; e Emef “Professor Olímpio Cruz” das 13h30 às 15h30.

Dia 18 de outubro (sexta-feira) – Emef “Professora Nicácia Garcia Gil” das 10h às 12h; e Emef “Professor Paulo Reglus Neves Freire” das 14h às 16h.

Dia 19 de outubro (sábado) – Emef “Professora Geralda Cesar Vilardi” das 10h às 12h; e Emef “Chico Xavier” das 13h30 às 15h30.

FEIRA AMBIENTAL MUNICIPAL

E no dia 30 de novembro, no ginásio Neuza Galetti, será realizada a Feira Ambiental Municipal, que reunirá as 18 Emefs, faculdades, universidades, ONGs relacionadas ao meio ambiente, empresas, etc.

Fotos: Divulgação/Senac