02 AGO 2019
ETE
TRATAMENTO DO ESGOTO: Prefeitura publica edital para licitação da bacia do Palmital

Investimento passa dos R$ 42 milhões e, depois do processo licitatório, serão até 20 meses para a construção da nova bacia

A Prefeitura de Marília publicou o edital para construção da última etapa da ETE (Estação de Tratamento do Esgoto), a bacia do Palmital. Em maio, o prefeito Daniel Alonso já havia assinado o contrato junto à Caixa Econômica Federal com investimento que passa dos R$ 42 milhões. O encerramento do pregão será no dia 4 de setembro, quando se conhecerá a empresa vencedora.

Essa publicação foi necessária para ajustes do edital dentro dos termos da lei. Depois desse processo serão até 20 meses para a construção da nova bacia. Dos R$ 42 milhões em investimentos para construção dessa bacia, cerca de R$ 19 milhões vem de recursos da união, através do Governo Federal, e R$ 23 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Marília.

“A construção dessa bacia será mais um grande desafio da nossa gestão, como as outras, tivemos que lutar muito junto ao Governo Federal e Caixa e também desembolsar um bom valor de investimentos dos cofres da Prefeitura. O que não podemos é desistir”, disse Daniel Alonso.

A bacia do Palmital será construída nas proximidades do distrito de Dirceu. Ela vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto.

OBRA TOTAL ETE

No total, para a construção da ETE das três bacias (Pombo, Barbosa e Palmital) serão investidos pelo Governo Daniel Alonso cerca de R$ 88 milhões, sendo R$ 46 milhões para as bacias do Pombo e Barbosa e R$ 42 milhões para a Palmital.

Atualmente, as construções das bacias do Pombo e Barbosa estão em ritmo acelerado e deverão ser concluídas no final de setembro de 2019. Elas estão sendo construídas pela Replan Saneamento, vencedora da licitação.

A bacia do Pombo vai receber 209 litros por segundo e atenderá uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte.

Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM