01 AGO 2019
ETE
Três das cinco interligações à ETE da Bacia do Pombo já estão concluídas

Interligações são feitas através de treliças de aço e têm em média 35 metros de comprimento

A Prefeitura de Marília, por meio da Replan Saneamento e Obras, confirmou nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, que três das cinco interligações de córregos e erosões à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Bacia do Pombo já estão concluídas.

A informação é do diretor da Replan, Reinaldo Pavarini, que destacou a importância dessas interligações.”Trata-se de um serviço difícil de se executar, porém de fundamental importância, pois estas interligações vão permitir que o esgoto chegue até a estação de tratamento. Já finalizamos três delas, restando duas menores, cuja previsão é que estejam concluídas em 15 dias.”

De acordo com Pavarini, as interligações são feitas através de treliças de aço, que têm em média 35 metros de comprimento. As três que estão prontas ficam no Jardim Bandeirantes, no Jardim América e no Villa D´Itália – as duas restantes vão se localizar no Residencial Murano e na antiga Homex do Brasil.

Atualmente a ETE do Pombo vem funcionando em caráter experimental e, após a conclusão das cinco interligações, poderá operar definitivamente, passando a receber 209 litros por segundo e atendendo uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte.

Já com relação à bacia do Barbosa, o diretor da Replan informou que a ETE está praticamente finalizada, inclusive com as elevatórias, restando as interligações, que neste caso, serão três.

“A Bacia do Barbosa também está praticamente pronta e na próxima semana já poderemos colocá-la em operação experimental, assim como fizemos no Pombo, quando apresentamos à obra às autoridades e imprensa em geral. Só falta mesmo a gente fazer as três interligações”, afirmou Pavarini.

Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas da zona sul e da região central da cidade, recebendo 231 litros por segundo de esgoto.

OBRA TOTAL ETE

No total, para a construção da ETE das três bacias (Pombo, Barbosa e Palmital) serão investidos pelo Governo Daniel Alonso cerca de R$ 88 milhões, sendo R$ 46 milhões para as bacias do Pombo e do Barbosa e R$ 42 milhões para a Palmital.

A conquista da retomada de obras das três bacias foi depois de um esforço do executivo mariliense desde o início da gestão em lutar junto à Caixa Econômica e o Governo Federal para não perder o convênio que já havia sido assinado e não cumprido por gestões anteriores.

Uma das ações recentes do prefeito Daniel Alonso foi um encontrou no ano passado com o atual Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, que por alguns dias ficou à frente do comando da presidência do país e reforçou a continuação do convênio e importância da obra.

“Nós não desistimos e levamos até o nosso ministro, na época presidente, a importância dessa obra para Marília. Hoje, em pleno século XXI o mariliense ainda bebe água de reuso vinda do Rio do Peixe, água esta que recebe os rejeitos e isso nós não podemos aceitar”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.

Todo o processo de resgate da construção da obra do esgoto de Marília teve a participação da Câmara Municipal através dos vereadores. “Todos os vereadores sabem da importância dessa obra, ou seja, todos os projetos que a envolvem, nós debatemos com muita responsabilidade e consciência”, disse o presidente da Câmara Marcos Santana Rezende.

OBRA RECONSTRUÍDA

A construção da famosa “obra do século” passou por diversas paralisações e denúncias de superfaturamentos nos governos anteriores e se arrasta desde 1994, ou seja, há 25 anos.

Por conta dessas paralisações na obra durante esses anos, muitas construções já realizadas e materiais empregados se perderam com o tempo.

Só o prefeito Daniel Alonso já gastou desde o início do mandato mais de R$ 6 milhões para reconstruir a obra, valor esse que não é reposto pela Caixa Econômica, e precisa sair dos cofres da Prefeitura.

“Muita coisa se perdeu nesse tempo, praticamente foi dinheiro público jogado fora. Nós estamos tendo a responsabilidade de refazer a obra do zero e não deixar nada estragar”, disse Daniel Alonso.

Um dos últimos orçamentos para a construção da ETE (Estação de Tratamento do Esgoto), realizada pelos governos anteriores em 2011, ficou em mais R$ 120 milhões, corrigidos para o atual momento da economia, o valor passa dos R$ 200 milhões. Hoje através de muita economia e negociações ela será concluída até o final de 2020 com menos de R$ 88 milhões, ou seja, 56% a menos do que o primeiro orçamento.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa

01/08/2019
Três das cinco interligações à ETE da Bacia do Pombo já estão concluídas
Fotos da Notícia: Três das cinco interligações à ETE da Bacia do Pombo já estão concluídas