31 JUL 2019
UBS Costa e Silva promove ‘papoterapia’ com farmacêutica e orienta usuários

Iniciativa dos servidores da Secretaria da Saúde serve café, distribui brindes, favorece o vínculo com a comunidade, atenua queixas de saúde e aproxima população dos serviços

Os servidores da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atuam em estratégia para aproximar a população dos serviços públicos. Equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Costa e Silva realiza periodicamente um encontro que recebeu o nome de “Papoterapia” com usuários. A mais recente reunião levou ao grupo informações sobre Assistência Farmacêutica.

A iniciativa dos agentes comunitários de Saúde e equipe de enfermagem da unidade, com o apoio do corpo clínico e demais servidores. Durante a “Papoterapia” tem sorteio de brindes e café servido pelos funcionários.

A farmacêutica Luciana Isa, também servidora do município, participou desta edição do encontro e tirou várias dúvidas sobre uso de medicamentos e descarte adequado.

A enfermeira Rachel Ramirez, responsável pela unidade, explica que a UBS é responsável por atendimento a vários bairros da zona sul, em uma região com grande população idosa.

Ela defende que o vínculo é fundamental. “Através do grupo conseguimos a disseminação de informações e orientações pertinentes ao bom funcionamento do serviço, considerando as mudanças que realizamos nos fluxos de atendimento e processos de trabalho para poder ampliar o acesso e a resolutividade”, destaca.

A confiança, o elo que a unidade estabelece ao longo do tempo, favorece a adesão aos tratamentos e serviços ofertados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “Gera benefícios diretos, como melhor controle de pressão arterial, diabetes e outras doenças crônicas, além de favorecer a saúde preventiva em geral”, completa a enfermeira Rachel.

Ela ressaltou o engajamento dos agentes, que motivam a população a participar. “É um trabalho em conjunto, que já está gerando resultados. Quando atuamos na saúde pública, temos que ter essa visão de integralidade e equipe. Estamos muito satisfeitos com o resultado da Papoterapia”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, parabenizou a equipe e afirmou que as estratégias de interatividade e fortalecimento de vínculos são diversas. “Temos muitos exemplos na rede de criatividade e envolvimento. Mês passado, por exemplo, tivemos festas juninas com pacientes em várias delas. Esse engajamento é primordial”, disse.

O prefeito Daniel Alonso, comunicado sobre a iniciativa, parabenizou a equipe da UBS Costa e Silva. “O melhor da Prefeitura é o servidor. Quando vemos iniciativas simples, mas eficazes como essa, nos motivamos ainda mais a trabalhar para construir uma cidade que entrega serviço público com qualidade e responsabilidade”, afirmou o chefe do Executivo.