30 JUL 2019
EDUCAÇÃO

Projeto desenvolvido pela Prefeitura e Corpo de Bombeiros ganha apoio do shopping e promoveu dia especial, com direito a demonstração de combate a incêndio

Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino de Marília participaram nesta terça-feira (30), de uma aula especial do Projeto Brasinha. O encontro aconteceu no Marília Shopping onde alunos participaram de um bate-papo com instrutores cabo Tunes e Pontes, do Corpo de Bombeiros, seguido de demonstrações de combate a incêndio no estacionamento.

O programa é desenvolvido pelo 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marília, em parceria com a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – e já levou noções de prevenção de incêndios/acidentes a milhares de estudantes da rede.

PARCERIA FORTALECIDA

Conforme explica a supervisora de Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira, seguindo uma sequência didática, os professores desenvolvem atividades ao longo de quatro dias (de segunda a quinta), que culminam com uma visita dos Bombeiros para o encerramento, na sexta-feira.

“O objetivo desse programa é estimular a cultura da segurança nas crianças, prevenindo incêndios e outros acidentes. Eles assimilam muito bem e ficam encantados com a missão, os uniformes, os equipamentos, os veículos de salvamento e combate a incêndio, tudo que envolve o Corpo de Bombeiros. É uma lição para a vida toda”, acredita a educadora.

Em Marília, convênio entre o Estado e o município garante o atendimento pelo Corpo de Bombeiros. Para o prefeito Daniel Alonso, a parceira está cada vez mais fortalecida. “Esse projeto é maravilhoso e faz muita diferença na educação das nossas crianças. Agradecemos ao comando de Marília pelo carinho com nossos alunos”, disse Daniel.

LIÇÃO DE SHOPPING

O encontro no Marília Shopping, com 200 alunos pela manhã e mais 200 à tarde, marcou a nova fase na parceria. O Centro de Compras recebeu as crianças no espaço de exposições e convivência, onde foi realizada a parte teórica do projeto.

Em seguida, no estacionamento, houve a exibição de equipamentos (com a presença do caminhão dos Bombeiros) e demonstração de combate a incêndios com extintores de diferentes materiais.

Para o Marília Shopping é uma honra receber um projeto tão significativo como esse “Além de estreitar laços com a comunidade, com esse projeto procuramos enaltecer desde a infância, o trabalho desenvolvido pela corporação, que diariamente atua nas mais variadas situações de urgência e emergência”, ressalta Heli Queiroz, coordenador de marketing do Marília Shopping.

Além de aprender sobre a prevenção, com dicas simples que devem ser aplicada em casa, os encontros também são oportunidades para os alunos tirarem dúvidas sobre a rotina (ou falta dela) no trabalho dos “heróis do fogo”.

Atualmente, os bombeiros são organizados na estrutura da Polícia Militar dos Estados e constituem uma das principais organizações, no sistema de segurança e Defesa Civil. Uma das grandes metas é conscientizar que esse sistema é formado por cada cidadão.

Desde o surgimento da primeira Corporação de Bombeiros, criada pelo Imperador Dom Pedro em 1856, foram muitas mudanças e histórias que marcaram diferentes gerações, como os salvamentos no incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, e a corajosa ação dos bombeiros no recente rompimento da barragem de Brumadinho.

Fotos: Julio de Carlis

30/07/2019
Fotos da Notícia: EDUCAÇÃO: Projeto Brasinha leva 400 alunos da rede municipal no Marília Shopping