25 JUL 2019
Marília terá espetáculo circense com balonismo e ‘balé voador’

‘Mulheres do Sol e o Balão’ é atração do Circuito Cultural Paulista no Nikkey de Marília, próximo dia 04; na mesma data, Equipe Fly se apresenta

Marília recebe no dia 04 de agosto (domingo), a partir das 16h, espetáculo que promete encantar o público. Bailarinas aéreas desafiam a gravidade e apresentam o show “As Mulheres do Sol e o Balão – Cia Base”, voando em um balão a 20 metros de altura, numa incrível mistura entre dança vertical, circo e teatro.

A apresentação ocupará o céu da cidade e terá como base a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marilia. A entrada no recinto é gratuita e a classificação é livre.

O espetáculo chega a cidade por meio do programa Circuito Cultural Paulista com realização da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos das Artes), com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O ESPETÁCULO

Com texto, concepção e direção de Cristiano Cimino, o espetáculo foi inspirado na história real da aeronauta Maria Aída, pioneira no voo de balões no Brasil. “As Mulheres do Sol e o Balão” faz uma releitura da história de Maria Aída, uma espanhola que realizou, em 1909, uma façanha até hoje inspiradora.

Para conseguir voar, Maria Aida contrata um inventor que cria uma máquina capaz de voar e transmutar-se pelos tempos. Juntando alguns marujos consegue construir a nave-balão e preparar o seu lançamento.

Com a ajuda do fogo e lutando contra os ventos celestiais a nave atinge a zona limítrofe dos tempos e traz para a terra as mulheres do sol, vindas do passado, voando num balão a 20 metros de altura. Tecidos, liras, cabos e cordas elásticas expandem o movimento até o limite do corpo.

As bailarinas da Cia Base saltam, voam, deslizam, flutuam e mergulham criando formas geométricas e desenhos no ar, atingindo os sentidos, transmitindo sensações e hipnotizando o espectador. O choque vigoroso e a leveza da dança vertical com a expressividade do teatro e a força do circo.

CIA BASE

A Companhia dedica-se à criação e à pesquisa da dança vertical, integrada com o circo contemporâneo, cinema e o teatro, buscando construir um corpo que dança e comunica nos limites da gravidade, investigando um vocabulário comum entre a palavra, imagem e o movimento.

Seu espetáculo “As Mulheres do Sol e o Balão” já foi agraciado com o Prêmio Funarte de Circo em 2010, Pro cultura 2011, do Ministério da Cultura e Prêmio Documentário Crônicas da Cidade, e já foi realizado em diversas cidades com grande sucesso de crítica e público, sendo visto por mais de 100 mil pessoas.

EQUIPE FLY MARÍLIA

Ainda no domingo, antes do Circuito Cultural Paulista, a partir das 15h, na Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília, acontecerá uma apresentação de voo livre de Paramotor. A Secretaria da Cultura fará o sorteio de 20 passeios para o público presente.

As primeiras duzentas pessoas com direito ao sorteio, poderão retirar o cupom no local com os servidores da Secretaria da Cultura. O evento acontece das 15h às 16h, com reinício às 17h até às 18h.

A apresentação do voo será coordenada por Beto Soares e Rosilene Tesseroli, integrantes da Equipe Fly Marília.

O grupo dedica-se a apresentação em eventos e possui uma média de 2.500 voos já realizados em diversas cidades, dentre as quais Rio de Janeiro, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Botucatu, Assis, Oscar Bressane, Vera Cruz, Garça, Pereira Barreto, Araçatuba, São Carlos entre outras.

O voo de paramotor (também conhecido como Parafly é considerado uma adaptação do Parapente) é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação, quanto para competição.

É uma modalidade de esporte que proporciona ao piloto e ao passageiro maior conforto de realizar todos os procedimentos de voo (decolagem, voo e pouso) sentados em um veículo associado à autonomia de voar, não dependendo de uma montanha ou ponto alto como no voo livre.

Os equipamentos utilizados são de altíssima segurança e conforto, não exigindo nenhum esforço ou capacidade física do passageiro para realizar o voo com segurança. Mais informações podem ser obtidas por telefone (14) 3402-6600.

SERVIÇO:

Cia Base – Espetáculo “As Mulheres do Sol e o Balão”

Quando: 04/08 – domingo, 16h

Duração: 60 minutos

Concepção e direção: Cristiano Cimino

Elenco: Renata Souza, Paula Spinelli, Flora Barros, Guemera Jorge e Launda Varone

Técnico vertical: Sergio de Souza

Coreografias: Cia Base

Entrada Gratuita

Realização: Circuito Cultural Paulista

Voo livre de Paramotor e passeio

Quando: 04/08 – domingo