25 JUL 2019
SAÚDE
Prefeitura de Marília abre programação do Agosto Dourado com solenidade na Saúde

Mês de incentivo ao aleitamento materno será marcado por ações educativas, passeata no centro, atividades culturais e a ‘Hora do Mamaço’

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, abre oficialmente na quinta-feira (01º) a programação do “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. As ações são coordenadas pelo Banco de Leite Humano de Marília.

Solenidade de lançamento está marcada para às 10h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, localizada à avenida Castro Alves, 61. Encontro é aberto a todos os interessados no tema, basta comparecer.

PAUTA GLOBAL

Marília participa do esforço internacional da Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), em tradução livre, Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno. A rede de pessoas e organizações trabalha para eliminar os obstáculos ao aleitamento materno.

A supervisora do Banco de Lite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, lembra que as campanhas na cidade começaram após ser instituída a “Semana Municipal da Amamentação”. O município é um dos pioneiros em políticas públicas no setor.

Atualmente a data faz parte do calendário oficial. As atividades passaram a ser realizadas ao longo de todo o mês, acompanhadas de avanços na legislação para ampliar garantias às mulheres trabalhadoras, criando salas de amamentação e outros mecanismos.

Em Marília a campanha tem o apoio de hospitais, secretarias municipais diversas (Educação, Cultura, Saúde, entre outras), clubes de serviço e entidades de classe, organizações não-governamentais, empresas e voluntários.

“Nosso objetivo é colocar o tema em evidência. Lembrar as pessoas da importância do aleitamento para os bebês, para as mamães e para a sociedade em geral, considerando que o aleitamento é um direito da criança e um recurso fundamental à vida”, disse Sandra.

PROGRAMAÇÃO

Durante a abertura solene, haverá exposição de fotos. Os painéis percorrerão outros locais de visitação pública ao longo do mês. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

No dia 10 de agosto (sábado) acontece uma Passeata e Carreata, com saída às 10h, na praça Saturnino de Brito. A marcha será aberta pelo Clube de Jipeiros de Marília. Os organizadores aguardam participação espontânea da população em geral. Não é necessária inscrição prévia e nem há traje obrigatório. Basta comparecer.

Para encerrar o mês, acontece no dia 30 de agosto, às 14h, a “Hora do Mamaço”. O encontro que acontece na praça Saturnino de Brito (em frente à Prefeitura Municipal) é um ato afirmativo sobre o direito de amamentar e o valor deste gesto de amor. Mamães, papais e pessoas interessadas na causa estão convidadas.

É SAÚDE

A enfermeira Carolina Guizardi Polido, coordenadora do Nepem (Núcleo de Educação Permanente) da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que ao longo do mês diversas unidades da rede básica realizarão ações educativas e de orientação junto à população.

O Banco de Leite Humano também segue à disposição das mamães, futuras lactantes e outros interessados em esclarecer dúvidas. “A informação faz toda diferença. O Agosto Dourado é o ápice de um trabalho que precisa ser feito durante o ano todo”, afirma Carol.

É PRECISO SABER

Conforme explica a enfermeira, a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde preconizam o aleitamento materno exclusivo (só leite do peito) durante os seis primeiros meses de vida do bebê.

A partir dessa idade, é recomendada a “alimentação oportuna”, iniciada com frutas, seguida de papinhas salgadas à base de legumes. Nessa fase é importante dar sequência ao aleitamento materno, que deve seguir, pelo menos, até os dois anos de vida.

“É preciso consultar uma unidade de saúde e fazer a puericultura corretamente. Todas as instruções são oferecidas dentro dos programas de saúde da criança para a progressão e introdução de alimentos. Importante ressaltar que o leite materno confere dupla proteção: tanto à mãe quanto à criança”, afirma.

Estudos científicos já comprovaram que as pessoas que receberam adequadamente leite do peito possuem menor propensão ao câncer, diabetes, hipertensão e problemas relacionados ao colesterol e peso.

O alimento é imunobiológico, considerado “sangue branco” e protege os bebês contra diarreia e infecções respiratórias, incluindo a pneumonia.

As mães que amamentam também são favorecidas em relação à diminuição de chances de ocorrência do câncer de mama, de útero e ovário, além de menores riscos de desenvolver osteoporose.

APOIO

A Campanha em Marília tem o apoio do grupo Empretecos (Sebrae), Escola Cruz Azul (Polícia Militar), Escola de Dança Pietra Lincah, Escola Infantil Tia Marta, Flex Company, Foto 1 Hora, Foto H&K, KNN Idiomas e Projeto “Danças circulares – Unesp/Santander”.

Foto: Arquivo PMM