05 JUL 2019
Saúde faz capacitação sobre assistência ao paciente com feridas crônicas

Objetivo foi aprimorar conhecimentos relacionados ao diagnóstico e tratamento de feridas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta quinta-feira (4) um curso de Assistência ao Portador de Feridas Crônicas, voltado para enfermeiras da Atenção Básica, Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) e Policlínica. O treinamento foi teórico e prático.

As instruções foram transmitidas por enfermeiras estomoterapeutas e profissional de nutrição. A enfermeira Carolline Ramos Lima Matias, encarregada do Programa de Atenção à Saúde do Adulto, explica o objetivo da capacitação foi aprimorar os conhecimentos relacionados a diagnóstico e tratamento de feridas.

“Esse curso avança para que sejam instituídos dois polos de ambulatório de feridas na atenção primária, visando atender ainda melhor a população. Um destes polos já está definido”, disse a enfermeira.

Carolline conta ainda que o Proiid (parceria Prefeitura e Famema) permanecerá com o atendimento aos pacientes acamados, tanto em internação domiciliar como na solicitação de avaliação de lesões encaminhada das unidades de saúde. A melhor prática, conforme a rede já prioriza, é a inclusão da participação do cuidador na organização do cuidado.

Também foi apresentado o Protocolo de Feridas e Curativos, que foi realizado pela Saúde do Adulto, Atenção Básica, Policlínica, Assistência Farmacêutica, Almoxarifado da Saúde e Proiid, composto por enfermeiras e profissional farmacêutica.