04 JUL 2019
Prefeitura entrega mais uma unidade de saúde nesta sexta no América IV

Prédio inacabado na gestão passada, abandonado durante a obra, foi concluído e virou novo endereço de USF que estava em casa alugada

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura oficialmente nesta sexta-feira (05), o novo prédio da USF (Unidade Saúde da Família) América IV, na zona oeste da cidade. Solenidade será realizada às 9h, na rua Odair Vidoto Manzon, 44, no bairro Jardim América IV, zona oeste da cidade.

A nova estrutura transfere a equipe de saúde de um imóvel alugado na rua Arnaldo Silva, mesmo bairro, para amplas e modernas instalações. São 417 m² de área construída, com planta estrutural e de arquitetura padronizadas pelo Ministério da Saúde.

“Estamos dando condições de trabalho para os funcionários, com impacto na qualidade do atendimento da população. É mais conforto e segurança, como a população necessita. Ninguém vai a um posto de saúde porque quer. Vai porque precisa. E precisa ser muito bem tratado”, destacou o gestor Daniel Alonso.

A unidade conta com consultórios médico, ginecológico e odontológico; salas específicas para vacina, observação, inalação, curativos e atividades coletivas. Tem ainda uma ampla sala de espera e recepção.

A USF “Vanilda de Souza Rocha”, denominada em lei municipal, é uma homenagem à agente comunitária de saúde que fez parte da equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Bandeirantes), localizada na mesma região da qual foi desmembrada.

Fazem parte do quadro de colaboradores, os seguintes profissionais: médico, enfermeira, dentista, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de escrita, saúde bucal e serviços gerais.

Contrato assinado pela atual gestão, que permitiu a conclusão da unidade, recuperou, inclusive, partes deterioradas da obra, em função do abandono do canteiro no final de 2016. O investimento total foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 344 mil no novo contrato.

OITO UNIDADES

Nos próximos 12 meses, a previsão é que chegue a oito o total de unidades de saúde entregues (reformas completas ou prédios novos) na gestão do prefeito Daniel Alonso.

Já foram entregues a USF Santa Paula/Marajó (zona sul), USF Liliana Gonzaga/Santa Antonieta II (norte) e USF América IV (oeste). Os três prédios eram obras paralisadas na gestão anterior.

A UBS Santa Antonieta foi reformada e devolvida ao tradicional endereço. A UBS Cascata será transferida em breve para um novo prédio, próximo à avenida Vicente Ferreira. A Prefeitura realiza ainda obra de reforço estrutural da UBS São Miguel, além de ter concluído a reforma da UBS Costa e Silva, iniciada em 2016.

Nos próximos meses entrará em funcionamento a USF Vida Nova Maracá (já construída) e serão concluídas a USF Maracá Porte III e USF Palmital, na zona norte da cidade.

Além disso, a Prefeitura investe na manutenção das unidades, com pinturas e melhorias na Fazenda do Estado, Vila Nova, Padre Nóbrega, entre outras.

Fotos: Júlio César de Carlis