26 JUN 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Serviço funcionará todos os dias e oferecerá abrigo temporário para qualquer cidadão que precisar

A inauguração da Casa Cidadã na manhã desta quarta-feira, dia 26, atraiu um grande público e lotou as dependências do novo espaço, que está localizado na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona leste da cidade, que irá oferecer acolhimento imediato e emergencial para pessoas em situação de rua, migrantes, imigrantes, comunidade LGBT e mulheres, ou seja, qualquer cidadão que precisar de abrigo temporário.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; a coordenadora regional do PR Mulher, Dani Alonso; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Cícero do Ceasa e José Carlos Albuquerque; além dos representantes Beto Casagrande (vereadora Profª. Daniela), Ivan Evangelista (Mário Coraini), Marcelo Lyrio (Evandro Galete), Rita Sartori (Wilson Damasceno), Mário Rui (Maurício Roberto), Rafael Alves (Cícero do Ceasa) e do Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Sandro Espadoto.

Estiveram presentes também o Promotor de Justiça Isauro Pigozzi Filho; a diretora regional da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Rosemeiri Lívero Aguiar; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Marcos Elias; Paloma Libânio (superintendente do HC/Famema), Ivan José Bisterço (representante da Sociedade São Vicente de Paulo), irmã Santa (Aurora Boreau), pastor Marcos Kopeska (3ª Igreja Presbiteriana Independente) e padre Willians Roque de Brito (Diocese de Marília).

A casa irá funcionar todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 17h às 7h – o horário de entrada será das 17h às 19h30; o jantar será servido das 20h às 20h30 e o café da manhã das 6h às 6h30. Após as 7h os atendidos serão encaminhados ao Centro Pop (rua 4 de Abril, 763), onde participarão de diversas atividades e oficinas.

O prefeito Daniel Alonso destacou o trabalho humanizado que Marília realiza em prol das pessoas em situação de rua. “Só tenho que parabenizar toda a equipe da Assistência Social, pois Marília trata a todos com carinho, sem fazer nenhum tipo de distinção. Perante Deus todos nós somos iguais e o que mais usamos aqui é a força do amor. Nossa proposta é que a Casa Cidadã seja modelo em todo o país. Estamos caminhando para construir uma cidade que seja modelo para se viver.”

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, disse que o trabalho da atual gestão tem todo o cuidado e carinho com estas pessoas em situação de rua. “Temos um olhar humanizado e de dignidade, pois cada pessoa tem uma história de vida e respeitamos a cada uma delas. Hoje estamos comemorando essa grande conquista que é a Casa Cidadã, um sonho que estamos realizando. Cada centavo investido vai gerar economia em saúde e em outras áreas. A Casa Cidadã é um orgulho para Marília, que passa a ser referência também na área da assistência.”

O Promotor Dr. Isauro Pigozzi Filho afirmou que Marília inaugura uma nova proposta de atendimento ao morador de rua. “Esta situação do morador de rua incomodava bastante no sentindo de o que fazer para resolver esse problema e a Casa Cidadã é uma nova proposta e forma de atendimento a esse cidadão. Nestes dois anos e meio a cidade teve um grande progresso e a Casa Cidadã vai ofertar dignidade, teto, higiene, alimentação e, principalmente, acolhimento. Marília realmente está avançando e parabenizo a todos pela iniciativa. Espero que esse local seja repleto de êxito.”

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, falou sobre a humanização do governo municipal com as pessoas mais necessitadas. “A forma humanizada como a gestão do prefeito Daniel Alonso trata as pessoas mais carentes é digna de louvor e a inauguração da Casa Cidadã é mais uma prova de respeito e amor ao próximo. Todo o trabalho é desenvolvido com muito amor e carinho. Parabenizo a secretária Wania e toda sua equipe pelo trabalho em prol daqueles que mais precisam.”

CERIMÔNIA

A inauguração contou ainda com apresentações do coral das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Casa do Pequeno Cidadão, comandado pelo professor Helder Marcatto; e uma homenagem à Sociedade São Vicente de Paulo, em forma de agradecimento pelos anos de parceria no atendimento à população de rua.

O local também recebeu as bênçãos do padre Willians Roque de Brito e do pastor Marcos Kopeska.

ESTRUTURA

A Casa Cidadã terá capacidade para atender até 50 homens, 20 mulheres e um quarto específico para grupos com necessidades de atendimentos especiais em conformidade com a lei.

A equipe de trabalho terá cozinheiras, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, cuidadores sociais, psicólogas e assistentes sociais.

O imóvel tem 670 metros quadrados, com duas salas da equipe técnica, uma sala de recepção, uma sala de TV, um espaço de convivência, cozinha, refeitório, lavanderia, almoxarifado, jardim e banheiros masculino e feminino (com acessibilidade) com total de cinco chuveiros.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

26/06/2019
Fotos da Notícia: Público lota Casa Cidadã na inauguração e serviço de excelência da Prefeitura é destacado por autoridades
Ver Mais Fotos