26 JUN 2019
SAÚDE
Marília terá vacinação contra febre amarela neste sábado, dia 29; dez unidades estarão abertas

Cidade terá postos de vacinação em todas as regiões da cidade; população também terá a oportunidade de atualizar caderneta de vacinação

Marília participa neste sábado, dia 29 de junho, do Dia de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela e Atualização de Caderneta de Vacina e abrirá, excepcionalmente, dez unidades de saúde (confira a lista abaixo). A meta é elevar a cobertura e a proteção no Estado de São Paulo.

Desde abril de 2017 uma única dose da vacina contra a Febre Amarela confere imunidade para o resto da vida. Deixou de ser recomendada, portanto, a dose de reforço.

As crianças devem receber a vacina a partir dos nove meses de idade e as pessoas acima de 60 anos (não vacinadas) deverão ser avaliadas, caso apresentem contraindicações à vacina.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, explica que a intensificação vai até o dia 12 de julho, porém a abertura neste sábado é uma estratégia que visa comodidade ao usuário.

“A vacina está disponível na rede e é oferecida na rotina das unidades. Sabemos que muitas pessoas estão trabalhando no horário de atendimento da rede, por isso essa abertura excepcional. É um esforço adicional para elevar a cobertura”, explicou.

Dados da Secretaria apontam que pelo menos 128.373 pessoas de Marília já têm registro da vacina, o que representa um índice de cobertura de 58,3% da população. Outras 90 mil podem estar desprotegidas contra a Febre Amarela.

A DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa grave (febril aguda), causada por um vírus transmitido por mosquitos. Existem dois ciclos de transmissão: silvestre, quando há transmissão em área rural ou de floresta, e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir a doença, por isso a importância da vacinação como forma de prevenção, sobretudo, ao ciclo urbano.

O Ministério da Saúde esclarece que os macacos não transmitem a doença. Eles são considerados “sentinelas”, uma vez que o acometimento e morte desse tipo de animal pelo vírus indica a circulação do vírus naquela região.

ALERTA

Conforme o mais recente boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, sobre Febre Amarela (junho/2019) a doença reemergiu desde 2016 e avançou em sua área de ocorrência e detecção no Estado de São Paulo. Atualmente todo o território paulista é considerado área de risco e, portanto, área com recomendação de vacina.

Neste ano foram notificados 545 casos suspeitos de febre amarela em São Paulo, sendo que 66 autóctones (contraídos dentro do Estado) foram confirmados. Entre estas pessoas acometidas, 12 morreram, o que representa uma mortalidade de 18,2%.

CONFIRA A RELAÇÃO DAS UNIDADES QUE ESTARÃO ABERTAS

UBS Cascata

UBS Chico Mendes

UBS Nova Marília